DEFESA CIVIL REALIZA ‘ESCOLAS SEGURAS’ EM COLÉGIO NA POSSE - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

18 de set. de 2019

DEFESA CIVIL REALIZA ‘ESCOLAS SEGURAS’ EM COLÉGIO NA POSSE


Os 424 alunos da Escola Municipal São Benedito, no bairro da Posse, em Nova Iguaçu, começaram a participar na última segunda-feira (16), do projeto ‘Escolas Seguras: Desenvolvendo a Resiliência’, realizado pela Secretaria Municipal da Defesa Civil. Até a próxima sexta-feira, os estudantes passarão por uma série de atividades como palestras, oficina de pluviômetro e uma simulação de desocupação preventiva do local. A ação de caráter multidisciplinar busca condicionar estudantes e funcionários a saberem agir em pronta resposta em caso de incêndio, não só no ambiente escolar, como também em questões do cotidiano.

“Esta escola tem dupla importância para nós, pois além de abrigar crianças e ser uma área sensível, ela ainda opera como ponto de apoio em caso de risco de deslizamento de chuva intensa na cidade. Temos que proteger a todos. Objetivamos a capacitação entre funcionários da escola e alunos, fomentando a cultura da proteção e Defesa Civil. Ainda vamos ter palestra com a participação do Corpo de Bombeiros”, comentou o secretário municipal de Defesa Civil, o tenente-coronel Jorge Ribeiro Lopes.

Durante a semana, as crianças ainda vão receber material informativo sobre o projeto, que tem a parceria do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), e a UERJ, e participarão de experiências interativas, como a "caixa de areia" com sensores e projeção multimídia que simulam relevos e condições do solo.

Na quinta-feira, haverá um treinamento com todos os integrantes da escola (alunos, professores e demais funcionários) para uma desocupação em situações de emergências.

Já na sexta-feira, acontece o simulado de desocupação do prédio escolar. No exercício, após um alarme ser disparado devido a um suposto incêndio, todos saem da unidade em um tempo pré-determinado, conforme protocolo ensinado pela Defesa Civil. Os alunos vão colocar em prática o que aprenderam ao longo da semana, evacuando a escola o mais rapidamente possível e de forma correta e com segurança.

Ao todo, este ano o projeto “Escolas Seguras-Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação” ainda vai passar por outros seis colégios da rede municipal de Nova Iguaçu. A primeira ação aconteceu em junho, na Escola Municipal Professora Irene da Silva Oliveira, no bairro Vila de Cava e envolveu 668 alunos. Iniciado em 2017, o projeto já contemplou outras 20 escolas.