ESCOLAS MUNICIPAIS RECEBERÃO SERVIÇOS DOS CRAS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

9 de set. de 2019

ESCOLAS MUNICIPAIS RECEBERÃO SERVIÇOS DOS CRAS

Os serviços oferecidos aos usuários dos dez Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Nova Iguaçu passarão a ser ofertados também nas escolas municipais. O projeto ‘CRAS na Escola’, da Secretaria Municipal de Assistência Social, começa a funcionar nesta terça-feira (10), pela Escola Municipalizada de Jaceruba. Das 9 às 15h, pais de alunos e moradores do entorno da escola poderão se beneficiar de serviços como cadastro no Bolsa Família, ID Jovem e isenção para documentos, como certidão de casamento.

A estimativa é de que, até o fim do ano, 80 escolas serão visitadas pelo projeto. “O CRAS na escola vai proporcionar atender as famílias que não conseguem chegar até os equipamentos, bem como, permitirá acompanhar as crianças que são beneficiárias do programa bolsa família”, explica a secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros.

Segundo a superintende de Proteção Básica da Secretaria, Juliana Gomes, em Jaceruba foram levantadas as demandas da área da assistência social para aquela região. “Estamos descentralizando nossos serviços e em Jaceruba teremos uma agenda fixa a cada 15 dias, até o fim do ano”, afirma Juliana. Durante as ações nas escolas municipais, ainda de acordo com ela, equipes do projeto PIPAS (Primeira Infância Protegida da Assistência Social), farão visitas domiciliares e ajudarão no desenvolvimento de crianças de zero a 6 anos de idade, promovendo também o fortalecimento de vínculo entre elas e seus criadores.

“Precisamos fazer um acompanhamento destas famílias e crianças da escola para saber em quais condições sociais elas vivem, e identificar quantas pessoas residem ali. No próximo ano o projeto será intensificado e vamos aumentar o número de escolas visitadas na rede municipal”, acrescentou Juliana.

Em média serão visitadas 20 escolas por mês pelo projeto ‘CRAS na Escola’. Todos os serviços oferecidos são gratuitos. Atualmente a cidade conta com dez CRAS: Monte Verde (Cerâmica), Águas de Guandu (Jardim Paraíso), Austin, Maxambomba (Centro), Bom Retiro (Miguel Couto), Estação Morro Agudo (Comendador Soares), Serra do Vulcão (Nova Era), Terra de Marambaia (Jardim Parque Estoril), Fazenda Cabuçu e São Bernardino (Vila de Cava.

Foto - Divulgação/PMNI