PROJETO BOMBEIRO MIRIM TEM INÍCIO EM NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

19 de ago. de 2019

PROJETO BOMBEIRO MIRIM TEM INÍCIO EM NOVA IGUAÇU

Aluna da Escola Municipal Engenho Pequeno, Geovana Alves Santos, de 13 anos, tem o sonho de se tornar uma bombeira. Nesta segunda-feira (19), segundo ela, o primeiro passo foi dado. A menina e outros 99 estudantes da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu, deram início ao curso do projeto Bombeiro Mirim, que até o fim do ano vai formar 500 alunos. “Quero salvar vidas. Pelo menos no curso eu vou ser uma bombeira. Vou aprender a evitar acidentes domésticos e poder ensinar aos meus amigos o que aprendi aqui”, contou Geovana.
O curso é uma parceria entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e o 4ºGBM (Grupamento de Bombeiro Militar de Nova Iguaçu), e tem como objetivo despertar nos participantes o senso e a prática de cidadania e disciplina, através de atividades de preservação ambiental, prevenção de incêndios, noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, dentre outras. O curso terá a duração de um mês.
“É um orgulho ter essas crianças neste projeto. Eles vão sair daqui mais capacitados. Nossos alunos estão impactados, vejo isso nos olhinhos deles. Vamos formar cidadãos e mostrar a eles quem são os heróis de verdade. As crianças estão entusiasmadas e ansiosas pelo aprendizado. É importante despertar o interesse por uma profissão como a de integrante do Corpo de Bombeiros”, afirmou o prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa.
De acordo com a secretária Municipal de Educação de Nova Iguaçu, Maria Virginia Andrade Rocha, o número de alunos da rede participantes do curso no próximo ano vai duplicar. “Novas turmas serão abertas. Este ano vamos formar 500 alunos e no próximo anos vamos ter mil estudantes formados. Esse projeto vai ser um diferencial na vida de todos eles", destacou a secretária.
Segundo o tenente coronel Ribeiro Alves, comandante do 4º GBM (Grupamento de Bombeiro Militar de Nova Iguaçu), as crianças vão aprender noções básicas de combate a incêndio, Cidadania, prevenção de acidentes domésticos, leis de trânsito, Defesa Civil, entre outras.
“Estaremos tirando as crianças da ociosidade e despertando neles um olhar mais crítico e de percepção para situações que fazem parte do nosso dia a dia. Vão poder despertar, talvez, o interesse, o sonho de seguir uma carreira como a de bombeiro, que salva vidas. Daqui vão sair grandes bombeiros”, afirma o comandante.
Estudante na Escola Municipal Professor Amazor Vieira Borges, do Jardim Tropical, Gustavo Vitor Marinho Neves, de 11 anos, está curioso com o curso.
“Vai ser uma experiência única pra mim. Conheci o quartel e andei no caminhão dos bombeiros. Quero ser advogado, mas as oportunidades aparecem e temos que aproveitar todo aprendizado. Sempre tive vontade de aprender sobre primeiros socorros para ajudar alguém que precise”, contou o garoto.

Foto: Alziro Xavier