PROJETO 'SEMENTES DA PAZ' CAPACITA ORIENTADORES EDUCACIONAIS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

3 de jul. de 2019

PROJETO 'SEMENTES DA PAZ' CAPACITA ORIENTADORES EDUCACIONAIS


A Escola de Governo da Prefeitura de Nova Iguaçu, em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ) do Rio de Janeiro, realizou na última terça-feira (2), uma ação do projeto Sementes da Paz, com o tema: ‘A paz a gente que faz, a paz começa comigo’. O evento aconteceu na Casa do Professor, sede da Secretaria Municipal de Educação e teve como público alvo os orientadores educacionais da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu.

O projeto Sementes da Paz foi criado pelo Tribunal de Justiça em 2015 e tem entre seus objetivos oferecer aos professores maior capacitação na área de Violência Doméstica, a partir de palestras e grupos reflexivos, objetivando o desenvolvimento de um olhar crítico e preventivo na educação dos alunos que vivenciam a violência doméstica.

Para a secretária de Educação de Nova Iguaçu, Maria Virgínia Andrade Rocha, a realização da ação do projeto em Nova Iguaçu é importante para capacitar os profissionais da rede sobre o tema. “A escola é uma instituição muito importante na formação de uma pessoa. Através do relacionamento escolar o aluno aprende noções coletivas de respeito, deveres e responsabilidades, para uma convivência pacífica. Com a capacitação dos orientadores educacionais vamos fazer uma série de monitoramentos pra avançar em ações específicas dentro das unidades escolares. Temos que estar atentos, por exemplo, à obesidade infantil, pois isso pode virar bullyng. Vamos tocar em tópicos que de alguma forma, direta ou indiretamente, gera violência, assim como o suicídio”, comentou a secretária.

Uma outra do projeto será realizada no próximo dia 9, das 9 às 12h e das 14 às 17h, também na Casa do Professor e tendo como público alvo adolescentes selecionados pela equipe multidisciplinar de cada escola. A proposta é conscientizar os adolescentes sobre as consequências de atitudes, comportamentos e comunicação violenta nas relações interpessoais. O ‘Sementes da Paz’ também estimula os alunos a buscarem meios de solução pacífica para seus conflitos escolares e familiares, capacitando os adolescentes como agentes multiplicadores e promotores da paz na escola, na família e na sociedade.