“PSICANÁLISE E POLÍTICA" SERÁ TEMA DE CONFERÊNCIA NO TEATRO SILVIO MONTEIRO - Correio da Lavoura

Últimas notícias

31 de jul de 2019

“PSICANÁLISE E POLÍTICA" SERÁ TEMA DE CONFERÊNCIA NO TEATRO SILVIO MONTEIRO

O psicanalista, escritor e dramaturgo Antonio Quinet
Neste sábado, dia 3, o Fórum do Campo Lacaniano de Nova Iguaçu, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, promove a conferência do psicanalista, escritor e dramaturgo Antonio Quinet, às 10h30m, sobre a conjuntura atual do Brasil a partir da contribuição da Psicanálise.  A conferência faz parte do reinício das atividades do Fórum do Campo Lacaniano de Nova Iguaçu, mas o evento é aberto e gratuito ao público. A Casa de Cultura-Teatro Silvio Monteiro localiza-se na Rua Getúlio Vargas, 51, centro de Nova Iguaçu. Não há necessidade de inscrição prévia.
Desde Freud, os analistas tomam a palavra em meio aos debates políticos de sua época.  Freud já dizia que há uma intolerância constitucional da Psicanálise com o Estado Bélico porque os analistas são pró-civilização. Portanto, ser contra a guerra não se tratava de um mero repúdio intelectual e emocional dos psicanalistas. Jacques Lacan, psicanalista francês, também não se calou em 1968 e, ao fundar sua Escola, asseverou que os analistas deveriam estar aptos para julgarem os males em que vivem.
Nesse contexto, o encontro busca discutir as crescentes posições de cunho higienista que pregam a eliminação do inimigo, a segregação das minorias, ameaçando os pactos simbólicos que regem os laços sociais. Porque o ódio ao outro? Quais as relações entre civilização e pulsão? O que há de inconsciente em jogo? Serão algumas questões abordadas pelo psicanalista Antonio Quinet.
Mais informações sobre a atividade: 3044-9989.