JAPERI E NOVA IGUAÇU FAZEM MUTIRÃO PARA MELHORAR O ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO RURAL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

29 de jul. de 2019

JAPERI E NOVA IGUAÇU FAZEM MUTIRÃO PARA MELHORAR O ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO RURAL

As Prefeituras de Japeri e de Nova Iguaçu iniciaram na última quinta-feira (25) uma operação conjunta de revitalização de estradas vicinais nos trechos de divisa dos dois municípios.

A ação vai beneficiar principalmente os agricultores que cultivam produtos nas estradas da Pedra Lisa/Jaceruba e da Polícia e que precisam de melhores condições de mobilidade para escoar suas mercadorias.

A parceria reuniu o prefeito em exercício de Japeri, Cezar Melo, e o vice-prefeito de Nova Iguaçu, Carlos Ferreira, o Ferreirinha, que estavam acompanhados de seus respectivos secretários de Agricultura, Reginaldo Santos e Fernando Cid.

Para Cezar Melo, que também estava acompanhado do secretário de Governo, Rodrigo Marques, a parceria será permanente, sempre em busca de melhorias, não só para os agricultores, mas também para toda a população.

“Hoje, os municípios vivem numa situação difícil. Então, o trabalho conjunto faz toda a diferença para potencializar o que já temos em cada região”, frisou o vice-prefeito de Nova Iguaçu.

O mutirão, que envolve máquinas niveladoras e outros equipamentos de terraplanagem nos trechos mais difíceis das vias vicinais, vai durar cerca de um mês, segundo estimou o secretário de Obras de Japeri, José Valter de Macedo, o Val.

“Já estamos trabalhando a todo vapor para melhorarmos as condições de percurso de quem trabalha e mora aqui em Jaceruba”, informou o secretário japerienses.

De acordo com Reginaldo Santos, um dos mais entusiasmado com o mutirão, o trabalho conjunto das duas Prefeituras é um fato inédito.

“Se não tivéssemos essa visão ampla de que governar é beneficiar a população, jamais teríamos também fechado essa parceria. Quem mora aqui sabe a importância de revitalizar essa estrada e acredito que isso é apenas o início de muitas outras parcerias que faremos”, declarou.

O secretário Fernando Cid, que responde também pelo Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo  (Semadetur) de Nova Iguaçu, lembrou que Jaceruba faz divisa com os dois municípios, tendo um potencial enorme e importância estratégica no que se refere a questões da água e da agricultura, principalmente.

“Esse local simboliza, a partir de hoje, a união entre os governos (de Nova Iguaçu e Japeri) e o pontapé inicial para feitos maiores”, anunciou.

Criada em Jaceruba, a presidente da Associação de Moradores, Valéria Lessa, afirmou que em 46 anos jamais viu uma obra semelhante sendo feita na sua região. “Satisfeita”, ela agradeceu aos governantes a “união beneficente”.

O encontro desta quinta-feira reuniu também representantes da sociedade civil organizada, agricultores, membros de associação de moradores e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Nova Iguaçu.