SERVIDORES PÚBLICOS DE NOVA IGUAÇU PARTICIPAM DE DESAFIO MUNDIAL CONTRA O SEDENTARISMO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

29 de mai. de 2019

SERVIDORES PÚBLICOS DE NOVA IGUAÇU PARTICIPAM DE DESAFIO MUNDIAL CONTRA O SEDENTARISMO

Nova Iguaçu participou nesta quarta-feira (29) da 25 edição do Dia do Desafio, a maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas. O objetivo é estimular a adoção de hábitos mais saudáveis e promover uma disputa saudável entre cidades de todo o mundo. Em Nova Iguaçu, a ação foi realizada por meio de uma parceria entre a prefeitura e o Sesc e contou com a participação dos servidores públicos.

“Em 2018, os funcionários da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) compraram esta ideia, e muitos servidores de outras secretarias disseram que gostariam de participar da próxima edição. Então este ano conseguimos envolver secretarias como Economia, Planejamento e Finanças (SEMEF), Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR), Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMACTI), Saúde (SEMUS), Procuradoria Geral do Município (PGM), entre outros”, conta o secretário da SEMEL, Alexandre Batista.

Ao todo, o Dia do Desafio foi realizado em 20 pontos públicos da cidade como escolas, a Vila Olímpica e o Centro Olímpico. Durante cerca de 15 minutos os funcionários se exercitaram sob o comando da professora de Educação Física e Fisioterapeuta Gabriela Costa.

“São pessoas que trabalham a maior parte do tempo sentadas, digitando ou escrevendo. A proposta foi levar a elas atividades físicas que ajudem na prevenção de lesões por esforço repetitivo e que elas consigam melhorar a qualidade de vida”, explica Gabriela, revelando que meia hora por dia já pode ajudar a evitar problemas. “Tirando dez minutos ao chegar ao trabalho, mais dez no meio da jornada e outros dez ao término dela para fazer alongamentos é o mínimo necessário”.

Segundo Michele Cristina Cavallini Bezerra, gestora do setor de Lazer e Esporte do Sesc Nova Iguaçu, o objetivo do Dia do Desafio é divulgar a atividade física e tirar as pessoas do sedentarismo por pelo menos 15 minutos. “Este é um primeiro estímulo para que a partir daí estas pessoas busquem por atividades físicas que lhes deem prazer. Nosso corpo é como uma máquina que precisa estar em movimento para não enferrujar”, compara Michele.