“PREFEITURA PRESENTE” OFERECE SERVIÇOS GRATUITOS EM NOVA BRASÍLIA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

24 de mai. de 2019

“PREFEITURA PRESENTE” OFERECE SERVIÇOS GRATUITOS EM NOVA BRASÍLIA


A dona de casa Edna Barbosa dos Santos, de 53 anos, saiu cedo de casa na manhã desta quinta-feira (23), para se beneficiar dos serviços oferecidos em seu bairro, Nova Brasília, pela Prefeitura de Nova Iguaçu com o programa "Prefeitura Presente". Após passar por testes rápidos de saúde e agendar um exame de mamografia, Edna aproveitou o serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Economia e Finanças (SEMEF), para parcelar uma dívida de IPTU que ela tinha com o município. 

“Não paguei o IPTU nos últimos dois anos. Vim aqui para parcelar o imposto e pagar minha dívida. Quero estar em dia com minhas contas. Esse serviço aqui próximo de casa me ajudou, já que não precisei ir até ao Centro de Nova Iguaçu. Não podia perder essa oportunidade. Ainda pedi a segunda via da carteira de trabalho”, afirmou Edna. 

Os serviços oferecidos pela SEMEF foram a novidade da quarta edição do "Prefeitura Presente" deste ano. Além de poder parcelar dívida ativa, como IPTU, taxas e ISS, os moradores do bairro Nova Brasília também receberam dos técnicos da secretaria orientação para liberação de alvará para empresas, sobre segunda via de impostos e de isenção de IPTU para idosos.

O intuito do programa da Prefeitura de Nova Iguaçu é levar os serviços de saúde e assistência social aos bairros mais distantes do Centro. Foram oferecidos serviços rotineiros do programa, como agendamento de mamografia e realização de testes rápido de hepatite B e C, sífilis e HIV; pesagem para o Bolsa Família; aferição de pressão arterial e de glicemia capilar; caderneta do idoso; cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e benefício de Prestação Continuada; agendamento de 1ª e 2ª via de RG, de carteira de trabalho e da carteira do idoso; reconhecimento de paternidade; Vale Social; ID Jovem e cadastramento na Agência Nova Iguaçu de Oportunidades.

Também tiveram atividades do "Matemática na Praça" da Fenig, oficina de artesanato, contação de histórias, pinturas e recreação para as crianças e ações da Suvam com orientações sobre o controle de roedores (PCR), caramujo (Malacologia), cuidados com água (Vigiágua), prevenção de desastres ambientais (Vigidesastres) e sobre à dengue.
“Sou hipertensa e não posso brincar com a saúde. Vim aferir a pressão e ela está ótima, 11x7. Fiz os testes rápidos de saúde, pois quero chegar aos 100 anos de vida”, brincou a aposentada Lourdes Franco da Silva, de 85 anos.



Enquanto fazia o cadastramento do Bolsa Família, a autônoma Camila Monteiro dos Santos, 32, deixava os dois sobrinhos Tayllor, de 3 e Ramon, de 6, brincando nas tendas da Secretaria de Educação e da Fenig. “Ainda deu tempo de pedir a segunda via do RG e da Carteira de Trabalho, pois quero arrumar um trabalho de carteira assinada e garantir meus direitos de cidadão. Meus sobrinhos se divertiram bastante, com os rostos pintados e brincadeiras lúdicas”, contou Camila.