Distribuição de kits literários em escola de Nova Iguaçu - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

16 de abr. de 2019

Distribuição de kits literários em escola de Nova Iguaçu


Quatrocentos e um livros foram doados, na manhã desta terça-feira (16), para alunos da Escola Municipal Três Marias, no bairro de Cabuçu. A distribuição fez parte da programação do segundo dia da II Semana Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita em Nova Iguaçu, que vai até quinta-feira (18). O evento, que celebra o Dia Mundial do Livro (23 de abril), é organizada pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).

“Esses livros são de uma iniciativa do Itaú Social, que é um programa de incentivo à leitura. Foram beneficiados alunos de 4 a 6 anos. A leitura desenvolve criatividade e conhecimento, formando um cidadão mais crítico”, afirmou a diretora geral da Escola Municipal Três Marias, Miriele dos Santos Rocha. Ela explica que foram doados livros de poesia, de autores consagrados, como Cecília Meireles. “São 199 livros de educação infantil e 202 livros para alunos de primeiro ano”, completa a diretora. 

Pai do menino Pietro Lucas, de 4 anos, o ajudante de entregas Vanderlei dos Santos, 38, disse que o filho, que já adora ler histórias em quadrinhos, vai desenvolver ainda mais o gosto pela leitura.

“Pietro é extrovertido e todas às noites, antes de dormir, pede para que leia para ele. Agora ele vai subir de patamar, pois o livro literário vai desenvolver ainda mais seu interesse pela leitura e possibilitar que ele conheça uma nova linguagem. Vai ser muito bom para a educação do meu filho”, disse Vanderlei.

O segundo dia da II Semana de Incentivo à Leitura seguiu à noite, com um debate com o tema ‘A literatura infantojuvenil no banco dos réus’, na Universidade Estácio de Sá. Nesta quarta-feira (17), às 9h, haverá contação de história na Escola Municipalizada de Jaceruba. À tarde, no Complexo Cultural de Nova Iguaçu, 70 crianças da rede municipal vão conhecer a Casa de Cultura, a Biblioteca Cial Brito e o Teatro Sylvio Monteiro.

No encerramento das atividades na quinta-feira (18), haverá uma edição do ‘Aqui Tem Um Livro’ em diferentes bairros da cidade, das 9h às 17h, além de sarau e roda de conversa com o tema ‘Ocupação dos espaços públicos através da literatura’ a partir das 18h, na Universidade Rural.