Audiência Pública sobre chacinas e desaparecimentos forçados na Baixada acontece amanhã na Alerj - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

25 de abr. de 2019

Audiência Pública sobre chacinas e desaparecimentos forçados na Baixada acontece amanhã na Alerj


A Comissão de Direitos Humanos da ALERJ convoca audiência pública sobre a violência na Baixada Fluminense
 



O objetivo da audiência é discutir propostas para a redução das altas taxas de mortes violentas na região.

Marcada para amanhã (26), às 10 horas, no auditório Nelson Carneiro da ALERJ, a audiência pública tratará dos altos índices de violência letal na Baixada Fluminense.

De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), o número de mortes provocadas por agentes do Estado aumentou 17,9% no primeiro trimestre de 2019, em relação ao mesmo período do ano passado. Em fevereiro deste ano nove pessoas foram levadas do Morro São Simão em Queimados e executadas nos bairros de Adrianópolis e Austin, somando-se a outras chacinas na região.

É para tratar dessa realidade que foi convocada pela Comissão de Direitos Humanos e a Comissão de Juventude da ALERJ a audiência pública “Chacinas, Homicídios e Desaparecimentos Forçados na Baixada Fluminense”.

O Fórum Grita Baixada, organização que agrega diversas instituições, organizações não governamentais, centros religiosos e lideranças sociais da região, irá apresentar um conjunto de propostas para a redução dessas mortes e da violência na Baixada Fluminense. 

“A Baixada Fluminense tem sido sistematicamente esquecida e abandonada pelos poderes públicos. A ALERJ precisa cumprir o papel de fiscalizar e propor as políticas públicas que possam reverter as altas taxas de homicídios e de execuções sumárias que ocorrem há décadas na região. A letalidade policial, o genocídio da juventude preta e pobre da Baixada não podem ser deixadas para depois ou tratadas como questões menores, daí a importância da audiência pública sobre a violência na Baixada Fluminense”, afirmou o coordenador executivo do Fórum Grita Baixada, Adriano de Araujo.

O Fórum criou um evento no Facebook para a Audiência: https://www.facebook.com/events/646045105817929/.

SERVIÇO
ONDE: ALERJ (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).
HORÁRIO: A partir das 10h (se possível chegar com meia hora de antecedência!). 
LOCAL: Auditório Nelson Carneiro. 
COMUNICAÇÃO FÓRUM GRITA BAIXADA:  
Fabio Leon – 9 8172-1973 (Celular/WhatsApp).