TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

27 de fev. de 2019

TROCANDO EM MIÚDOS

POR ALMEIDA DOS SANTOS

Ultrapassando o limite
No último dia 6, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) deu parecer prévio favorável às contas da administração do prefeito Rogerio Martins Lisboa (PR), do ano de 2017. Mas chamou a atenção administração municipal por ter ultrapassado o permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal em gastos com a folha de pagamento. O estipulado pela lei é de 54%, mas a Prefeitura atingiu 54.92%, o que não pode acontecer. Só para curiosidade do leitor, na Prefeitura de Nova Iguaçu tem mais secretários do que secretarias.

Sobre a folha
Ainda sobre essa conclusão apontada pelo TCE-RJ de que a prefeitura gastou mais do que podia com os salários, vale lembrar que no gabinete do prefeito e na secretaria de Governo existem pessoas ganhando salários equivalentes ao cargo de secretário, mas sem responder diretamente por nenhuma das pastas da administração.

Isso é se prevenir
A PREVINI, órgão responsável pela previdência dos servidores de Nova Iguaçu é tão prevenida que contratou a empresa VSC Assessoria e Consultoria em Gestão Pública, em 2017, para prestar serviço de consultoria em gestão previdenciária ao órgão da previdência municipal. Em dezembro de 2018 pagou uma quantia de R$ 103 mil, o que era uma das partes do serviço. Mas a empresa de consultoria, como já disse aqui, presta serviços desde 2017.

Falando em PREVINI...
Realmente ela cuida dos detalhes da vida dos servidores. Tanto é que comprou 50 canecas personalizadas, através do processo 2018/03/244, datado de 9 de abril de 2018, para serem usadas pelos servidores, cargos comissionados e terceirizados do órgão. Pagou R$ 750,00 pelo trabalho. Mas não se assuste. As canecas devem ser bonitas, pois uma das exigências da PREVINI, na documentação que consta no processo e que esta coluna possui cópia, o detalhe está no acabamento que, segundo o contrato, tem que ser impecável.

Logo ali é longe
Depois da Prefeitura de Nova Iguaçu contratar uma empresa de São Sebastião do Passé, lá na Bahia, para tratar do Diário Oficial, a PREVINI também contratou, no dia 3 de agosto de 2018, através do processo 2018/06/641, um site que fica em Goiás, mais precisamente à Rua Nossa Senhora de Fátima, n° 585, em Catalão, para fazer publicidade do órgão. O contrato se deu para a divulgação dos serviços da PREVINI. Então tá, né!

Estamos tentando
Desde o ano passado este colunista tenta entrevistar o prefeito Rogerio Lisboa (PR) para falar do seu futuro político e de questões administrativas. Essa tentativa acontece desde dezembro do ano passado. Peço desculpas aos leitores por mais uma semana escrever isso, mas para efeito da história ficará registrado como é difícil entrevistar um prefeito que não dá atenção aos leitores dos jornais locais para conceder entrevistas. Quem sabe ela acontece no dia da despedida dele do cargo?