2020 já começou - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

14 de fev. de 2019

2020 já começou

Por Thiago Rachid

Este é um velho clichê, mas esta é a realidade. As próximas eleições municipais estão na ordem do dia. E os candidatos a candidatos já começam a ser especulados ou a especularem-se a si mesmos.
O provável cenário deve contar com a natural tentativa de reeleição do atual prefeito, Rogerio Lisboa, a despeito de uma gestão apagada e de poucos resultados.
Um adversário esperado é o deputado federal eleito Dr. Luizinho. Eleito com uma grandiosa votação, o ex-secretário municipal e estadual de Saúde é um nome que naturalmente surge no cenário da sucessão municipal.
Outras forças políticas de nossa cidade como Nelson Bornier, Rosangela Gomes e as lideranças de esquerda (PT e PC do B) ainda não se sabe qual papel exercerão nesse quadro eleitoral. Bornier saiu enfraquecido da eleição de outubro deste ano. Rosangela Gomes já demonstrou fraqueza na última eleição para a Prefeitura, sem conseguir sair do nicho que a elege para a Câmara Federal. Já os quadros de PT e PC do B, hoje no governo com Rogerio Lisboa, ainda não se sabe que rumos tomarão.
Dois nomes que se candidataram a prefeito em 2016 devem reeditar suas candidaturas: Fernando Muguet, que já anunciou sua pré-candidatura pelo Avante e o agora deputado estadual eleito, Delegado Carlos Augusto. Carlos Augusto, que tinha potencial para disputar uma vaga de deputado federal acabou optando pela Assembleia Legislativa devido à necessidade de se manter próximo da base eleitoral iguaçuana com vistas à eleição de 2020.
Mas a grande expectativa gira em torno da legenda do presidente eleito Jair Bolsonaro. Quem será o candidato a prefeito de Nova Iguaçu pelo PSL? Dos nomes mais notórios do partido na cidade de Nova Iguaçu, o deputado federal eleito Helio Bolsonaro ainda não manifestou interesse pela candidatura e ninguém acredita que este seja o foco do campeão de votos para a Câmara dos Deputados. O também eleito deputado federal Sargento Gurgel Soares já anunciou que não pretende ser candidato a prefeito. O único filiado ao PSL que foi eleito em outubro e em torno do qual há especulação de que deseja ser candidato a prefeito é Anderson Moraes. Mas, dois outros nomes do partido também têm essa pretensão. O ex-deputado federal Fernando Gonçalves, amigo pessoal de Jair Bolsonaro e homem de confiança do presidente eleito na cidade de Nova Iguaçu já manifestou interesse na candidatura. Outro nome muito citado nos bastidores da política iguaçuana é o da ex-candidata a deputada federal Raquel Staziaki. Staziaki obteve excelente votação em Nova Iguaçu.
O novo ano que se aproxima será decisivo para formatar o quadro eleitoral de 2020 e seguiremos observando o cenário e comentando para os amigos leitores do centenário Correio da Lavoura.
Feliz ano novo para todos os iguaçuanos!