NOTA DE ESCLARECIMENTO / EMBALO BAFO DA COBRA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

22 de jan. de 2019

NOTA DE ESCLARECIMENTO / EMBALO BAFO DA COBRA


No último domingo, dia 20 de janeiro o Bloco Carnavalesco Embalo Bafo da Cobra organizou-se para, junto com seus seguidores e amantes do bom samba comemorar seus 49 anos de belíssima história, em ensaio aberto e democrático.

Como é de costume em nossos eventos, as devidas providências legais e estruturais foram tomadas pra receber nosso público, tais como: (a) autorizações junto a órgãos públicos; (b) banheiros químicos; (c) som abaixo de 70 decibéis a 20 metros do ponto de origem; (d) Iluminação adequada; (e) planejamento de limpeza antes e depois do evento; (f) obediência rigorosa com os horários da programação; (g) segurança.

No entanto, fomos surpreendidos com um fluxo repentino e volumoso de pessoas, uma massa composta em grande parte por adolescentes que, apesar de estarem nas imediações de nosso evento, não estavam de forma alguma interagindo conosco. Pelo contrário, realizaram um evento paralelo e totalmente fora dos nossos padrões: (a) variadas fontes de som móvel, elevado e repertório em nada identificado conosco; (b) consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade; (c) comportamento agressivo em relação ao patrimônio particular e mobiliário público na vizinhança; (e) nenhum comprometimento com regras básicas de civilidade.

Mediante o sentimento de ameaça constante à segurança e bem estar de nosso público e demais moradores, tomamos a atitude mais sensata naquele momento, interromper em definitivo nosso evento às 18 horas e 55 minutos, desmobilizar nossa estrutura e reabrir o trecho viário (devidamente e previamente autorizado) ao trânsito 2 horas e 5 minutos antes do acordado. O prejuízo financeiro foi grande. A preservação da saúde física das pessoas foi maior ainda e nos trouxe certo alívio.

Pontuamos aqui e, achamos importante destacar, não houve nenhuma ocorrência de brigas ou atos de vandalismo no interior do perímetro de nosso evento ou envolvendo pessoas que compunham nosso público.

Estamos abissalmente tristes pela situação gerada por terceiros.

Estamos intensamente frustrados e decepcionados por não termos podido realizar nosso evento de forma plena e pela repercussão negativa.

Estamos indignados e inconformados com a falta de respeito e educação de um grupo de jovens que não sabem ou não querem realizar seus próprios eventos de forma minimamente correta.         

Sendo assim, ao longo dos próximos dias estaremos discutindo o futuro das atividades de nosso tradicional, popular e estimado bloco de carnaval.

Por último, porém, mais importante, o Embalo Bafo da Cobra pede infindáveis e as mais sinceras desculpas aos moradores pelo ocorrido. Nosso espírito de ânimo está profundamente abalado, ferido e entristecido. Não é nosso objetivo criar transtornos e apreensões a vizinhança. Pelo contrário.

Nova Iguaçu, 21 de janeiro de 2019.

Diretoria do Embalo Bafo da Cobra