PRESÉPIO DA CATEDRAL DE SANTO ANTÔNIO REMETE AO PROJETO DO MUSEU DE ARTE SACRA DA DIOCESE DE NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

20 de dez. de 2018

PRESÉPIO DA CATEDRAL DE SANTO ANTÔNIO REMETE AO PROJETO DO MUSEU DE ARTE SACRA DA DIOCESE DE NOVA IGUAÇU

O artista Leandro Miranda faz mais um presépio para a Catedral de Santo Antônio, segundo ele, a ideia de criação e construção parte de um sentimento de proximidade e de conquista, como um presente que se aproxima. É o nascimento de Jesus no contexto histórico de Nova Iguaçu, dentro do ponto de vista da cultura, arte , evangelização e devoção.
É como se Maria e José estivessem saído da Vila de Iguassú - que está ao fundo representando uma “Jerusalém” - e vêm para o centro da cidade para um recenseamento. E o local que conseguem para a hospedagem, é uma “gruta”, ou “galpão”, ou “sub-solo” da igreja, em cujo local nasce o “Menino Deus”. Nesse mesmo local, será instalado o futuro Museu de Arte Sacra da Diocese de Nova Iguaçu. Todo esse panorama vem completar a ideia inicial “O Nascimento de Jesus no Contexto Histórico da Cidade de Nova Iguaçu” (ou Baixada Fluminense), com o fato de que, tanto a história do município quanto a Catedral de Santo Antônio são a própria história passada, que se apresenta no hoje e que se unem ao futuro. Onde o projeto do Museu de Arte Sacra serve de cenário para a criação do presépio. Sendo assim, é como se o público já estivesse “vendo o Museu de Arte Sacra” com um presépio em exposição. Por trás traz dos arcos, vê-se uma parede do museu “quebrada”, onde dois nichos possuem um Cristo Crucificado e no outro um Cristo Ressurreto, contendo o trabalho a ideia de nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Completa o trabalho a imagem de Nossa Senhora da Piedade ao lado, assim como o Jesus Cristo Rei do Universo no vitral que está por trás.
O trabalho é todo executado em papelão reciclado, sendo a iluminação feita com os refletores, pequenas lâmpadas e led’s. As esculturas são do acervo da Catedral e a parte cenográfica foi montada com os internos da Casa do Menor São Miguel Arcanjo/Tinguá. A areia que compõe o trabalho foi trazida da praia de Ipanema. O presépio ficará em exposição até o dia 15 de janeiro de 2019, na Avenida Marechal Floriano Peixoto 2262, Centro, Nova Iguaçu.