ARQUIVO MORTO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

1 de dez. de 2018

ARQUIVO MORTO

*Almeida dos Santos

Desde a minha tenra idade sempre me arrepio com essa possibilidade da existência de fantasmas.  E não é de agora que ainda carrego esse receio. Ainda guri não gostava de ficar sozinho por causa do meu pensamento, que talvez movido por um medo intenso que fazia enxergar fantasmas aonde não existiam – ou pelo menos fossem frutos da minha imaginação. Sei lá! Talvez só existissem na minha cabeça. Assim passei a minha infância convivendo com um mundo sobrenatural fecundo nas temeridades infantis. Mas, a maturidade chegou. E daquela escuridão do quarto que me fazia ter a ilusão da existência de fantasmas, hoje acompanhando as administrações públicas tenho a certeza de que eles existem. E em Nova Iguaçu, que tem a sede administrativa da prefeitura grudada ao cemitério, parece até que naquele prédio o foco de fantasmas já não assusta mais depois de tantas aparições assombrosas de outros governos. Mas o assunto aqui são os fantasmas da vez. Falo de supostos fantasmas populares, porém, esquecidos.
 
O termo “fantasma”, na administração pública, significa pessoa que é contratada por um governo, mas quase ou nunca aparece, exceto para resolver problemas administrativos e – não riam – para tratarem de férias. É que fantasmas também tiram férias.
 
Mas, agora falando sério. Não quero dizer que são fantasmas, mas por onde anda o ex-secretário municipal de Saúde, Dr. Hildoberto Carneiro, assim como a ex-secretária municipal de Educação Rojane Calif Jubran Dib? Ambos já responderam pela titularidade das respectivas pastas acima, porém foram exonerados das suas funções e nomeados em cargos cujos salários e status são de secretário, sendo que em outros cantos da máquina.  Onde estão?
 
Na Secretaria de Governo, por exemplo, está nomeada a Rojane Calif, essa que é uma amiga pessoal do amigo pessoal do prefeito que é o deputado Rodrigo Maia (DEM). Já o Dr. Hildoberto Carneiro, também de uma portaria assinada recentemente pelo prefeito, deixou o cargo de secretário de Saúde para ser secretário, também, na secretaria de Governo. Vejam a publicação extraída do Diário Oficial:
 
“PORTARIA Nº 331 DE 29 DE JUNHO DE 2018.
O PREFEITO DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU, no uso das atribuições que lhe confere a legislação em vigor, RESOLVE:
Exonerar HILDOBERTO CARNEIRO DE OLIVEIRA, do cargo em comissão de Secretário Municipal de Saúde, Símbolo “SM” na Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, e Nomeá-lo para o cargo em comissão de Assessor Especial do Gabinete do Prefeito, Símbolo “SM”, na Secretaria Municipal de Governo – SEMUG, a contar dessa publicação. ROGÉRIO MARTINS LISBOA Prefeito”.
 
Nesse assunto de fantasmas acabei lembrando de um amigo que falava muito de ETs e coisas assim. O que ele dizia sobre os fenômenos era mais ou menos isso: “disco voador existir, existe. Aparece de quando em vez. E quando aparece assusta todo mundo”. Foi o mote para eu lembrar de assuntos sobre fantasmas.

*Almeida dos Santos é jornalista.