#EuSouNovaIguaçu reúne multidão no KM 32 - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

16 de mai. de 2018

#EuSouNovaIguaçu reúne multidão no KM 32



No último sábado (5), a operadora de caixa Márcia Rodolfo da Silva, de 42 anos, saiu cedo de casa, no bairro KM 32, determinada a resolver pendências pessoais que ela não conseguia por falta de tempo. É que ela viu no projeto #EuSouNovaIguaçu – realizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu e que oferece vários serviços gratuitos à população em só lugar – sua maior chance. Em apenas duas horas, Márcia tirou a segunda via da identidade, se inscreveu no Programa Bolsa Família, conseguiu a emissão da carteira de trabalho dela e do filho e ainda passou por testes de hepatite, sífilis e HIV. Após toda essa maratona, ela não deixou de conferir a pressão arterial.

“Estou bem, graças a Deus! Com muita saúde! Estou muito feliz por ter conseguido resolver tudo o que eu precisava há tempo e mais um pouco. Foi tudo muito rápido e fui bem atendida. Gente, que maravilha esse evento! Moro no KM 32 há 15 anos e nunca vi nada igual. Só não vou ficar mais porque tenho que ir trabalhar, senão eu ia me embelezar e sairia daqui bonita para fechar o sábado com chave de ouro”, diz Márcia, muito animada. “Só lamento por não ter trazido minha mãe de 85 anos para fazer exames”, completa.

A segunda edição do #EuSouNovaIguaçu atraiu uma multidão, como na primeira, promovida em abril, no bairro Vila de Cava. Entre essas centenas de pessoas também estava o aposentado Marco Aurélio Costa, de 65 anos, morador de Cabuçu. “Eu soube do evento e vim fazer exames e tirar a segunda via da minha identidade, que está bem velhinha. Estou surpreso com o evento. Muito bacana”, comenta Marco.

A ação ofereceu ainda segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito; isenção de taxa para casamento; pesagem (somente para beneficiários do Bolsa Família); atividade de pintura para crianças com temas relacionados a percepção de riscos; prevenção de acidentes domésticos e na escola; além de esporte, dança, artesanato, literatura, entre outros. 

O vice-prefeito Carlos Ferreira, o Ferreirinha, esteve presente e falou em nome do prefeito Rogerio Lisboa, de todas as secretarias participantes do projeto e das instituições parceiras. “Esse trabalho é fundamental. Levar os serviços até onde a população está, principalmente dos bairros mais distantes, como o KM 32, é muito importante. O prefeito teve essa sensibilidade, reuniu sua equipe, que se engajou, conquistou parceiros e fez acontecer. A população tem nos agradecido bastante, conta Ferreirinha.

O #EuSouNovaIguaçu vai acontecer sempre no último sábado de cada mês, das 09h às 17h, com a integração das secretarias de Governo; Assistência Social; Educação; Saúde; Esporte e Lazer; Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana; Defesa Civil; Infraestrutura; Cultura; Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG); Trabalho e Renda; Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo; Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb); Superintendência de Vigilância Ambiental; Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni); Controle Urbano; e as parcerias da Secretaria de Administração e da empresa Nyoá.

Crédito – Alziro Xavier