Câmara realiza audiência de prestação de contas da Saúde - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

14 de mai. de 2018

Câmara realiza audiência de prestação de contas da Saúde


A Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, através de sua Comissão de Saúde, realizou, na manhã da última sexta-feira (4), audiência pública para apreciar o relatório quadrimestral de prestação de contas – 3º quadrimestre e acumulado do ano de 2017, da Secretaria municipal de Saúde. Com a presença do secretário Hildoberto Carneiro e do superintendente de Atenção Básica Carlos Alberto Souza, o relatório apresentou ampliação do atendimento na cidade.

“Nova Iguaçu conta hoje com 871 estabelecimentos de saúde, entre públicos, conveniados com os públicos e privados, para uma população de quase 800 mil habitantes que vem apresentando maior estimativa nos anos de vida. Passamos de 5 para 14 unidades com atendimento especial; de 20 para 53, em saúde bucal; e 3 unidades mistas foram transformadas em UPAs ampliadas: Patrícia Marinho, a de Austin e a de Vila de Cava”, explanou Carlos Alberto.

Segundo o superintendente, doenças cardio-circulatórias, neoplasias e doenças do aparelho respiratório continuam sendo as principais causas de mortes no município. “Muitas dessas doenças poderiam não aparecer na idade adulta caso existisse uma política preventiva desde a infância. A prefeitura tem focado nessa questão, organizando programas educativos nas escolas. As Academias da Saúde, ao ar livre, estão sendo implantadas em todos os bairros”, disse.

A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão de Saúde, vereador Dr. Cacau, que entregou ao secretário um documento com algumas perguntas da Comissão para que a Câmara possa contribuir na formulação de políticas públicas. Entre elas, qual o cronograma de ações que o Ministério de Saúde disponibiliza para Nova Iguaçu e qual o planejamento adotado na educação planejada. O vereador Paulinho da Padaria e o presidente do Conselho municipal de Saúde, Daniel Coelho, também estiveram presentes.