Tiro com Arco atrai entusiastas que buscam conhecer o esporte - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

19 de abr. de 2018

Tiro com Arco atrai entusiastas que buscam conhecer o esporte

O tiro com arco é o esporte a atrair entusiastas atualmente, desde que um grupo de praticantes resolveu criar um polo vinculado à associação nacional da modalidade
Nova Iguaçu é berço de clubes desportivos, tem atletas de destaque em diversas modalidades, além de ter tradição em atividades diferentes, como foi o caso do skateboard, que dá a nossa cidade a honra de termos a primeira pista de skate da América Latina.

O tiro com arco é o esporte a atrair entusiastas atualmente, desde que um grupo de praticantes resolveu criar um polo vinculado à associação nacional da modalidade. “Depois de atirar sozinho no quintal encontrei outros interessados através das redes sociais. Com o tempo foi necessário estabelecer um lugar de treino maior e de fácil acesso. Foi aí que pensei no Campus da Rural. O diretor recebeu nossa proposta e, após algumas explicações técnicas, tivemos permissão para conduzir treinos como projeto de extensão universitária”, diz o historiador Allofs Daniel Batista, 36 anos.

Ele coordena o projeto, onde levou além dos filhos Angelo e Danton, com 9 e 11 anos, sua mãe Maria Madalena Batista, de 62 anos. “O mais importante no tiro com arco é que ele é um esporte inclusivo e democrático. Além de ter a vantagem de ser ao ar livre, proporciona diversão para homens e mulheres de qualquer idade. Além de minha mãe temos o exemplo do senhor Carlos Ponciano, que aos 73 anos de idade esbanja energia nos circuitos de provas indoor e outdoor”.

Estes eventos que podem durar por horas, não impediram o Sr. Carlos Ponciano e o menino Danton que conquistassem os títulos em suas categorias no ano de 2017. “Nova Iguaçu já recebeu sete provas válidas pelo circuito nacional. Isso é um orgulho para nós do Baixada Bow Arqueria. E ver que em 2018 já realizamos um evento muito elogiado pelos participantes também! No dia 15 de abril faremos a segunda prova indoor deste ano, será realizada no Centro Social São Vicente”, comemora Allofs, que também é instrutor da modalidade com dois certificados internacionais.

O grupo cresceu em número de praticantes, recebendo muitos visitantes buscando conhecer o tiro com arco. Porém o coordenador destaca os desafios de manter a atividade. Mas ainda assim os projetos para este ano são ambiciosos. “Neste ano teremos nove atletas no circuito nacional. Destes temos boa chance de trazer três títulos para Nova Iguaçu. Mas o nosso maior projeto é fazermos nossa equipe ser representada no South American Bowhunter Championship, que será realizado em São Paulo. As inscrições ocorrem a partir de primeiro de maio e estamos buscando algum apoio para levarmos uma delegação de atletas iguaçuanos”.

O Baixada Bow Arqueria realiza seus treinos aos domingos, das 8 às 11 da manhã. Interessados em conhecer o grupo podem entrar em contato pelo e-mail allofs09@gmail.com ou pelo celular 9 8177-9304.