Hospital Geral de Nova Iguaçu ganha novo Banco de Sangue - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

23 de abr. de 2018

Hospital Geral de Nova Iguaçu ganha novo Banco de Sangue

O banco de sangue do Hospital da Posse é o único hemonúcleo público da região ligado ao Instituto de Hematologia (Hemorio). As obras de reforma, iniciadas em 2013, estavam paradas e foram retomadas no início deste ano.

Aos 30 anos, Adriano Santos Fernandes, tomou na manhã deste sábado (14), uma decisão que vai ajudar a vida de muitos pacientes atendidos no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI). Ele foi um dos 59 doadores de sangue que compareceram ao Hemonúcleo da unidade para reinauguração das novas instalações do banco de sangue. O grupo, de Duque de Caxias, faz parte de uma rede de voluntários da Defesa Civil.   

“Essa é a primeira vez que estou doando e a partir de agora quero fazer sempre. Tirar um tempinho do seu dia para ajudar o próximo é muito gratificante. Faz bem não só para o paciente, mas para nós também”, disse Adriano.

Antes funcionando em um local improvisado, o novo espaço foi totalmente readaptado, com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e ambiente climatizado, passando a contar ainda com sala para triagem clínica, sala de espera, de coleta, com três poltronas para doação e sala de repouso.  O banco de sangue do Hospital da Posse é o único hemonúcleo público da região ligado ao Instituto de Hematologia (Hemorio). As obras de reforma, iniciadas em 2013, estavam paradas e foram retomadas no início deste ano.

“Mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas pela cidade, era imprescindível entregar este espaço, mais amplo e confortável, tanto para os doadores, quanto para os funcionários. A doação de sangue é um ato de solidariedade muito importante, ainda mais se tratando de um hospital de trauma que recebe mais de 10 mil pacientes por mês”, disse o prefeito da cidade, Rogerio Lisboa.

O diretor médico do HGNI, Lino Sieiro, explica que, para atender a demanda do hospital seria necessária a coleta de 40 a 50 bolsas de sangue por dia. Segundo ele, a realidade diária não é esta.

“Recebemos uma média de 15 bolsas por dia. É um apelo que fazemos constantemente para que os doadores venham. Uma bolsa de sangue pode ajudar até três pacientes. Com este novo espaço, acreditamos que as doações irão aumentar. Todos os tipos de sangue são aceitos”, esclarece.   

O Banco de Sangue do HGNI fica no primeiro andar da unidade, próximo à rampa de acesso dos visitantes. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Vale ressaltar que para doar é preciso esperar 30 dias para doar após ter tomado qualquer vacina. Para doar é preciso: estar bem de saúde e pesar mais de 50kg; apresentar documento oficial de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60 anos; não ter ingerido bebida alcoólica 24h antes da doação; não ter ingerido alimentos gordurosos 4 horas antes da doação; jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. Não é necessário estar em jejum.

Crédito: Alziro Xavier