Alunos da rede municipal de Nova Iguaçu visitam Procuradoria - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

29 de nov. de 2017

Alunos da rede municipal de Nova Iguaçu visitam Procuradoria


Conhecer como é a atuação de um procurador público e como funciona a Procuradoria Municipal de Nova Iguaçu foi o objetivo da vista dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental,  da Escola Municipal Professora Irene da Silva Oliveira, em Vila de Cava. Acompanhados do procurador geral da cidade, Rafael Alves e de outros procuradores, os estudantes estiveram na última sexta-feira (27) na sede da procuradoria, no Centro e percorreram os setores conhecendo de perto a rotina destes profissionais.

A ideia surgiu a partir de um convite do procurador geral, que participou no mês passado de um projeto desenvolvido pela escola com objetivo de apresentar aos alunos do 9º ano, diversas profissões, entre elas a de advogado e administração pública.

“Apresentar a sociedade civil, especialmente aos jovens, como funciona o poder executivo, suas leis, direitos e deveres é fundamental para formamos jovens cidadãos conscientes. Na procuradoria são feitas diversas ações que impactam diretamente na vida dos estudantes, como processos para licitações de merenda e uniformes. Aqui eles conheceram como é realizado todo este trâmite. Uma experiência que queremos ampliar para outras escolas também”, afirma.    

Entre os temas abordados na visita, leis municipais, elaboração e análise de processos e carreira de advocacia foram os que mais chamaram a atenção dos alunos.  Após conhecerem as instalações os estudantes elaboraram uma redação sobre o que aprenderam e receberam um exemplar com as leis municipais.


“Estar aqui me fez aprender mais sobre essa profissão que quero seguir, que é ser advogada. Foi uma oportunidade muito marcante conhecer o trabalho de quem atua pela cidade onde moro”, disse a estudante Yasmin Giselle Santiago, 14 anos.

Crédito – Alziro Xavier