![]() |
| (Fotos: Jeovani Campos) |
A Secretaria de Educação de Belford Roxo concluiu nesta quarta-feira (4) o terceiro dia da “Jornada Pedagógica”, que termina na próxima sexta-feira (6). O evento foi realizado em três locais: Igreja Batista de Heliópolis, Igreja Batista Vila Entrerrios, e auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Centro. As palestras foram direcionadas a professores de Educação Infantil; professores de ensino fundamental; professores de sala de leitura; e professores da Educação Jovens e Adultos (EJA)
Com a Igreja Batista de Heliópolis lotada, a palestrante foi a pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora, Nicole Stallivieri. Ela abordou diversos temas e algumas situações pelas quais os professores passam em sala de aula. As outras duas palestrantes do terceiro dia foram a mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Andréa Dutra; e Aline Botelho, doutora em Educação pela Universidade Rural do Rio de Janeiro.
TOLERÂNCIA EM SALA DE AULA
Animada com a participação dos professores, a secretária municipal de Educação, Sheila Boechat, descreveu em poucas palavras o que é educar. “Educar não é só ensinar, é acolher, é amar. Se não tivermos tolerância em sala de aula, fica difícil implementarmos qualquer atividade. A tarefa requer o equilíbrio de nossas emoções”, destacou Sheila Boechat, ao lado da secretária Especial de Ensino, Fernanda Romero, e do secretário de comunicação Social, Marcos Paulo Lopes, que aniversariou no último dia 1º e ouviu o auditório todo cantando “Parabéns pra você”.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Nicole Stallivieri acentuou que os professores precisam sabe lidar com as adversidades da sala de aula. Ela citou a Inteligência Artificial (IA), conjunto de tecnologias que permite que os computadores realizem várias tarefas avançadas. “Muitos alunos fazem um trabalho na IA e trazem as respostas prontas, sem raciocinar. A tecnologia é para ser usada para ajudar e não para prejudicar. A IA não substituirá nunca os professores”, resumiu.
Dia 5 de fevereiro (quinta-feira)
- Das 8 às 17h - Estimuladores e agentes de apoio à inclusão (Primeira Igreja Batista de Heliópolis – Rua Madame Mariana, 116); e
- Das 8 às 17h – Professores de sala de recursos (Galpão da Secretaria Municipal de Educação, Rua Manicoré, 125, São Bernardo).
Dia 6 de fevereiro (sexta-feira)
- Das 8 às 17h – Estimuladores e agentes de apoio à inclusão (Primeira Igreja Batista de Heliópolis – Rua Madame Mariana, 116); e
- Das 8 às 17h – Coordenadores de turno (Galpão da Secretaria Municipal de Educação, Rua Manicoré, 125, São Bernardo).


