Hospital oncológico público será inaugurado nesta quarta-feira
![]() |
| O deputado Carlinhos BNH acompanhou construção da unidade em Nova Iguaçu (Foto: Divulgação) |
Ainda recuperando-se de uma cirurgia de vesícula, o deputado estadual Carlinhos BNH vai interromper o repouso, nesta quarta-feira (11), para participar da inauguração do primeiro hospital do estado para tratamento de câncer, o Instituto Estadual Oncológico da Baixada Fluminense (Onco Baixada), em Nova Iguaçu.
Líder do PP na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Carlinhos BNH é autor da Indicação Legislativa 300/2023, ao governo estadual, no qual solicitou a implantação da unidade especializada para tratar o câncer na Baixada Fluminense.
Desde então, BNH vinha acompanhando a obra in loco e junto aos gabinetes do governador Cláudio Castro (PL) e do deputado federal Dr. Luizinho (PP), então secretário de Saúde na época do anúncio da construção. Todos estarão presentes na inauguração nesta quarta.
“Agradeço o governador Cláudio Castro e o deputado federal Dr. Luizinho, que são muito sensíveis aos apelos das lideranças políticas. Eles reconheceram a importância da construção de um hospital oncológico em Nova Iguaçu, e agora dois anos depois da nossa indicação legislativa iremos inaugurar a unidade. Além de salvar vidas, o hospital vai evitar o transtorno de pacientes da Baixada Fluminense que precisam fazer longos deslocamentos em busca de tratamento do câncer”, destaca o deputado Carlinhos BNH.
Os atendimentos no Onco Baixada vão começar no dia 19 e o funcionamento será gradativo, escalonado até atingir a capacidade instalada de cinco mil consultas ambulatoriais por mês, 300 cirurgias e 340 internações. Serão cem leitos e o hospital oferecerá assistência integral a pacientes com câncer, incluindo quimioterapia e radioterapia.
A ampliação da rede é considerada estratégica diante do aumento de diagnósticos de câncer no estado. Dados do Painel Oncologia Brasil indicam que 35.169 pessoas foram diagnosticadas em 2024, enquanto cerca de 25 mil casos foram registrados entre janeiro e outubro de 2025.

