Ação acontece simultaneamente em 19 comunidades da capital,
Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro
![]() |
| (Fotos: Divulgação/PMERJ) |
O Governo do Estado do Rio de Janeiro mantém, nesta terça-feira (6/1), o avanço da Operação Barricada Zero, com frentes de trabalho distribuídas por comunidades da capital, Baixada Fluminense e Região Metropolitana. A atuação contínua tem o objetivo de restabelecer acessos, ampliar a mobilidade urbana e reduzir a capacidade de controle territorial de organizações criminosas.
A operação integra uma estratégia permanente de enfrentamento ao crime organizado, que não se limita à retirada pontual de barricadas. Além das ações em campo, o Estado mantém monitoramento diário e constante das áreas atendidas, com o objetivo de impedir a reinstalação de bloqueios e garantir a manutenção das vias desobstruídas.
As áreas atendidas nesta terça-feira foram definidas pelo Gabinete de Segurança Institucional do Rio. As equipes atuam em quatro municípios do estado: Rio de Janeiro, Mesquita, Queimados e Itaboraí.
Iniciada em 24 de novembro, a Operação Barricada Zero já retirou 6.662 toneladas de barricadas até o momento.
Coordenada pelo GSI-RJ, a operação reúne esforços da Polícia Militar, Polícia Civil, secretarias estaduais e prefeituras. As ações contam com o uso de retroescavadeiras, rompedores hidráulicos e caminhões, o que permite agilizar a retirada dos materiais e, sempre que as condições permitem, promover a recuperação do pavimento, garantindo segurança e mobilidade à população.
FRENTES DE ATUAÇÃO NESTA TERÇA-FEIRA (6)
Rio de Janeiro
- Jardim América
- Furquim Mendes
- Dique
- Jacarepaguá
- Covanca
- Caixa D’Água
- Bateau Mouche
- Santa Maria
- Teixeira
- Barão
- Menezes
Mesquita
- Chatuba
- Sebinho
Queimados
- Guandu
- Lagoa do Sapo
- Ferroviário
- São Jorge
Itaboraí
- Visconde
- Bella Vista
- Santo Antônio
- Colônia

