RONDA DA MADRUGADA REDUZ ÍNDICE DE CRIMINALIDADE EM BELFORD ROXO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias


5 de dez. de 2025

RONDA DA MADRUGADA REDUZ ÍNDICE DE CRIMINALIDADE EM BELFORD ROXO

Roubo de rua teve redução de 37,7% de julho a novembro deste ano


Desde o início do governo, o prefeito de Belford Roxo anunciou que sua principal bandeira na administração seria a segurança pública. Sem abandonar os outros setores, o prefeito conseguiu, em pouco tempo, diminuir os índices de criminalidade. Um dos projetos que colabora para essa queda é o Ronda da Madrugada, que é uma integração entre a Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Segurança Pública e o Programa de Integração na Segurança (Proeis).

DADOS MOSTRAM QUEDA

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), no período de 10 de fevereiro a 3 de julho de 2025, antes da implantação da Ronda da Madrugada, foram registrados 220 roubos de rua; 126 de aparelhos celulares, 89 roubos a pedestres e quatro roubos a ônibus. Após o início da ronda Madrugada os número despencaram e, de 4 de julho a 24 de novembro deste ano foram registrados os seguintes números: roubos de rua (137), roubos de aparelho celular (86), roubo a pedestres (50) e roubo a ônibus (1).

PREFEITO COMEMORA ÍNDICES


Na avaliação do prefeito Márcio Canella, a redução dos índices mostra que a parceria com as forças de segurança está dando certo. “A população recuperou o direito de ir e vir com a atuação conjunta dos órgão. Conseguimos livrar Belford Roxo das terríveis barricadas que oprimiam os moradores. O Projeto Ronda da Madrugada propicia também que as pessoas saiam de casa sem serem incomodadas por bandidos. A população de bem não pode ser refém da bandidagem”, avaliou Canella.

“A implantação da Ronda da Madrugada apresentou resultados expressivos na faixa horária das 4 às 7h, demonstrando forte impacto preventivo sobre delitos de rua. O indicador mais sensível (roubo de rua) apresentou redução de 37,7%, comprovando a efetividade da operação no turno mais crítico identificado pelo ISP”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública, Aruak Oliveira.