MÚSICA, HOMENAGEM E MUITA EMOÇÃO NO LANÇAMENTO DO INSTITUTO FÁBIO MATEUS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias


3 de nov. de 2025

MÚSICA, HOMENAGEM E MUITA EMOÇÃO NO LANÇAMENTO DO INSTITUTO FÁBIO MATEUS

(Fotos: Luciana Nobre)

Homenagens, música e emoção, marcaram o lançamento do Instituto Fábio Mateus, criado para marcar o legado deixado pelo ator e produtor cultural que nos deixou há dois anos, depois de um acidente e complicações. Além disso, aconteceu na sala que leva justamente o seu nome no Espaço Cultural Villelarte, no centro de Nova Iguaçu.

Durante o evento, o público assistiu ao filme produzido por Emanuel Sant, e que mostra um pouco da personalidade daquele que com outros atores fundou o EncontrArte, um festival cultural que além de mostrar espetáculo da região, trouxe para a Nova Iguaçu atores como Mariah da Penha, Lupe Gigliotti, Marieta Severo, Marco Nanini e tantos outros homenageados. E também fundou a EncontrArte Audiovisual, que oferece gratuitamente aulas de cinema há cinco anos.


Emocionada, a viúva de Fábio e uma das organizadoras do evento, Bernadete Travassos, falou do trabalho do marido e agradeceu a presença dos amigos. Falou ainda da criação do Dia do Artista da Baixada, pela Assembleia Legislativa do Estado, que iria passar ainda por uma segunda discussão. A proposta foi apresentada pelo deputado Rafael Nobre e teve depois a coautoria da deputada Dani Monteiro.

E como ele respirava cultura, não podia faltar alegria. Teve música com cantor Daniel Guerra, vocalista do Pimenta do Reino e ainda do músico Kefren Jones, que dividiram o palco com o figurino usado pelos ‘Precisa-se de Velhos Palhaços’, que era dirigido por Anderson Marques, e a roupa do palhaço Juvenal, da peça ‘ A Perseguida’, do grupo Andarilhos.


Marques é dos diretores do Instituto, juntamente com Mônica Travassos, Avelino Ribeiro, Carol Ferreira, Laura Gonna, Emanuel Sant, Wagner Alves e Felipe Villela. O presidente saudou o público e explicou os objetivos do Instituto. “ Queremos manter a memória de Fábio, seu legado, e gerar novos artistas, novos produtores. Estimular o debate sobre cultura e ir além, apoiar iniciativas nas áreas de esporte, educação e assistência social também”, afirmou Anderson Marques.

Políticos da região fizeram questão de prestigiar o evento, entre eles, o ex-deputado federal Jorge Gama, os ex-vereadores Maurílio de Oliveira e Ferreirinha. A Arcádia Iguaçuana dos Amigos das Artes e da Cultura, da qual Fábio participou, lhe fez também um tributo, representada por Jorge Gama e Décio Lima.