Para marcar o Mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, programou uma série de atrações que serão apresentadas no paço municipal. A comemoração será no dia 28 de novembro, uma sexta-feira, a partir das 9h, com números de dança cigana, carimbó, reggae, rap, passinho, axé, funk, samba de roda, capoeira e teatro musical, com a peça ‘Olelê, uma Antiga Cantiga África’.
Organizado pela Superintendência da Igualdade Racial, o evento "Raízes da Igualdade" contará com a participação da Casa da Mulher Nilopolitana, que levará profissionais para cuidarem das mulheres no chamado Espaço Beleza Negra, com oferecimento de maquiagem, criação de tranças e design de sobrancelhas.
As Secretarias de Trabalho, Saúde e a Defensoria Pública do Estado também levarão seus serviços. Técnicos de enfermagem vão aferir a pressão arterial e realizar testes de glicemia em interessados em fazer um check-up. A Secretaria de Trabalho colocará à disposição o balcão de empregos com os servidores prontos para inscreverem aqueles que buscam um trabalho e haverá funcionários preparados também para montar currículos.
Barracas de artesãs que participam das feiras de economia solidária na cidade e fora dela vão expor e vender alimentos típicos da culinária afro-brasileira, como acarajé, e artesanatos variados, principalmente com temática racial. A Secretaria de Cidadania estará presente ainda com assistência para as pessoas darem entrada em pedidos para isenção de documentos, emissão de CPF e uma banca do Procon municipal.
ÔNIBUS DA DEFENSORIA PÚBLICA
O coletivo que transporta os servidores da Defensoria Pública que atendem em ações itinerantes vai estacionar na frente da Prefeitura Municipal, das 9 às 13h. Os funcionários farão atendimento jurídico para tirar dúvidas de processos existentes, ajuizamento de ações de família como alimentos, divórcio e guarda. É importante que o morador esteja com toda a documentação necessária em mãos.
