PROJETO DE LEI GARANTE SESSÕES DE CINEMA ADAPTADAS PARA PESSOAS COM AUTISMO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

24 de set. de 2025

PROJETO DE LEI GARANTE SESSÕES DE CINEMA ADAPTADAS PARA PESSOAS COM AUTISMO


Tramita na Câmara Municipal de Nova Iguaçu projeto de lei que propõe a obrigatoriedade da realização de sessões de cinema adaptadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições de hipersensibilidade sensorial. O texto, de autoria do vereador Juan Santa Cruz, foi aprovado em 1ª votação na sessão ordinária de terça-feira (23). “O cinema é um espaço de convivência e lazer. Mas, para muitas pessoas com TEA, pode se tornar um ambiente hostil por conta da alta carga sensorial. Este projeto busca garantir o direito à inclusão e à participação cultural plena”, destaca o autor. O projeto segue agora para análise das Comissões e dos vereadores antes de entrar em 2ª discussão.


O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Luiz Habib, participou como convidado da sessão. Personalidades, como o secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Carlos Nobre, que recebeu uma Moção de Congratulações e Aplausos do vereador Marcio Simpatia, foram homenageadas. O aniversário dos vereadores Marcio Fonseca e Igor Porto ganhou o tradicional "parabéns pra você".


Nesta quarta-feira (24), às 14 horas, acontece sessão solene em comemoração aos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). “Ao longo de três décadas e meia, o SUS transformou a realidade da saúde pública brasileira”, afirmou o vereador Dr. Robertinho (presidente da Comissão de Saúde da CMNI e organizador do evento).