TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

4 de ago. de 2025

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Visita ilustre


O Dr. Zanon Rozzanti de Paula Barros, fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu (IHGNI) e, indiscutivelmente, profundo conhecedor da história do Município, esta semana fez uma série visitas na cidade. Entre os locais visitados, em companhia do atual presidente Dr. José Luiz Teixeira e de Eliete Ângelo, foi à nova sede do IHGNI. No roteiro, uma visita à Iguassú Velha e ao Reservatório do Rio D´Ouro. A característica do Dr. Zanon é registar tudo, carregando consigo uma máquina de fotográfica como pode ser vista nesta foto. Detalhe: o IHGNI foi fundado em 15 de novembro de 1962.

Parabéns, Câmara Municipal de Nova Iguaçu!
Esta semana, no dia 29 de julho, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu celebrou seus 192 anos de instalação. Parabenizo a Mesa Diretora, na figura do presidente Dr. Marcio Guerreiro, assim como os demais vereadores e todos os funcionários pela iniciativa em comemorar essa efeméride importante. Lembro que, em tempos recentes, a primeira vez que o Poder Legislativo comemorou seu aniversário foi quando Dudu Reina presidia a Casa, em 2023, na ocasião dos 190 anos. E tenho orgulho de ter sugerido ao ex-presidente Dudu da celebração desta. Hoje, vendo o presidente Dr. Marcio Guerreiro dando continuidade, isso me agrada muito por entender que as próximas gestões também poderão adotar essa iniciativa.

Por falar em Câmara…
Em agosto, uma publicação contando a história de importantíssimas personalidades da “Grande Iguassú” vai chamar muito atenção. Participo deste material na qualidade de colaborador convidado. O que posso adiantar é que a riqueza de informações descritas no livro que será lançado, com minibiografias, mapas de locais e outras, são ricas nas abordagens. Surpreenderá muita gente.

Visitando Iguassú Velha
Miguel Ribeiro, presidente da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), e o Dr. José Luiz Teixeira, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu (IHGNI) visitaram a Vila de Iguassú, conhecida como Iguassú Velha. A ida poderá render iniciativas importantes. Não é de agora, como se sabe, que Iguassú Velha vem passando por uma obra de restauro e levantamento arqueológico, o que pode mudar o futuro até do turismo na cidade.

2033 é logo ali
Em 2033, Nova Iguaçu completa 200 anos. Pode parecer distante, mas acredito que está na hora da atual administração criar uma comissão, composta de membros indicados pelo governo para tratar do material que será preparado para os festejos. É bem verdade que o prefeito Dudu Reina não estará governando o Município em 2033. Mas ele pode entrar para história como o gestor que deu o pontapé inicial. Inclusive, pode ser planejado um novo obelisco ou marco dos 200. Quem sabe crie um programa “Nova Iguaçu 2033 - Os 200 anos de história”. Acho que seria um ganho político antever os festejos. Afinal, 2033 é logo ali.