Evento histórico colocou a cidade no calendário esportivo nacional e internacional
![]() |
(Fotos: Gilberto Rocha) |
São João de Meriti viveu um domingo (24) histórico com a realização da 1ª edição da 10 Milhas Internacional de São João de Meriti, a primeira prova nesse formato realizada na Baixada Fluminense. O evento reuniu mais de 15 mil pessoas, entre atletas profissionais, amadores e amantes do esporte, que ocuparam as ruas da cidade em um clima de celebração e superação.
Com patrocínio da Light, via Lei de Incentivo ao Esporte, e apoio institucional da Prefeitura de Meriti e do Governo do Estado, através da Secretaria de Esporte e Lazer, a competição teve suas 5 mil vagas esgotadas em apenas 30 minutos, demonstrando o sucesso e a expectativa em torno da estreia.
A largada da prova principal, de 10 milhas, aconteceu às 5h15, em frente à sede da Prefeitura. O percurso contemplou pontos históricos e vias importantes da cidade. Além da corrida principal, houve ainda os trajetos de 5 milhas, às 7h, de 1 milha, às 8h, e a tradicional corrida kids, às 8h45, que garantiu a participação das famílias no evento. A festa no final do evento ficou por conta da bateria da Unidos da Ponte, que colocou todo mundo para sambar.
O prefeito de Meriti, Léo Vieira, enfatizou a relevância da prova no calendário da cidade. “Este é um momento de celebração em todos os sentidos. Estamos colocando São João de Meriti no mapa dos grandes eventos esportivos, recebendo pessoas de diversas partes do estado, do Brasil e até de outros países. Gente de todas as idades, famílias de todos os cantos. É com muito orgulho que somos pioneiros na Baixada. Seguiremos construindo uma nova história em Meriti”, frisou Léo Vieira.
O grande campeão da prova de 10 milhas, o ugandês Mark Kiptoo, comemorou a vitória e deixou uma mensagem. “Fiz o meu melhor, amo o povo brasileiro e prometo voltar no ano que vem para correr novamente”, afirmou o atleta que também venceu o Desafio da Ponte Rio-Niterói no início de agosto. “A organização está de parabéns, o evento foi ótimo. Espero que esse evento inspire outras cidades a fazerem o mesmo”, comentou o vencedor das 5 milhas, Glenison Gilbert, representando Campo Grande, no Mato Grosso.
Entre os meritienses, o sentimento foi de orgulho e satisfação. Geovane Nunes, de 58 anos, comentou sobre a participação na prova de 5 milhas. “Foi uma experiência incrível, porque corri no quintal de casa, onde treino todos os dias. A iniciativa de trazer essa corrida foi muito boa. Já estou na expectativa pelas próximas edições”, compartilhou Geovane. “Foi a primeira vez que corri em um evento. Achei tudo muito organizado, com vários pontos de hidratação. A experiência de correr com essa multidão foi ótima”, completou Angela de Melo.