Melhoria já atingiu 85% dos pontos de iluminação da
cidade, com mais de 57 mil lâmpadas LED já instaladas
(Fotos: Alziro Xavier) |
A Prefeitura de Nova Iguaçu segue investindo na modernização da iluminação pública em toda a cidade. Desde que o processo foi iniciado, em janeiro de 2024, milhares de lâmpadas comuns já foram substituídas por LED, mais econômicas e duradouras. Com isso, diversas ruas, avenidas, estradas e praças públicas estão mais iluminadas e, por consequência, oferecem maior sensação de segurança à população.
Atualmente, Nova Iguaçu conta com aproximadamente 66.600 pontos de iluminação pública instalados. Desde o início da implantação da nova tecnologia, mais de 57.300 luminárias LED já foram instaladas em diferentes pontos da cidade. A atual etapa de eficientização prevê a expansão e atualização de outros 10 mil pontos.
“Nós já fizemos a modernização da iluminação pública em mais de 85% da cidade. Nosso objetivo é chegar a mais de 67 mil luminárias de LED instaladas. Vamos melhorar a eficiência da iluminação não somente das nossas ruas, mas também de logradouros públicos como as praças da cidade”, garante o prefeito Dudu Reina.
O serviço é executado pela Secretaria Municipal de Serviços Delegados, por meio da Subsecretaria de Iluminação Pública. Um dos últimos endereços a contemplados foi a Praça do Carioquinha, no bairro Jardim da Viga. Além de um novo sistema de iluminação, o local passou por uma reforma recente na qual recebeu campos de grama sintética e de areia, quadra poliesportiva, playground para as crianças e uma Academia da Terceira Idade.
“Trocamos todas as lâmpadas por LED. Esta mudança ajuda a reduzir o custo da iluminação pública e deixa a praça muito mais iluminada, com iluminações específicas para os campos, para a quadra e todo o entorno, explica Rodrigo Gatto, subsecretário de Iluminação Pública de Nova Iguaçu.
Morador de Jardim da Viga, Thiago Sena conta que a antiga iluminação da praça não tinha a eficiência necessária para clarear o ambiente. Pai de três meninas, ele garante que agora se sente mais seguro em levar as crianças ao local.
“Aqui era muito escuro, mas agora está sensacional. Parece outra praça. Vou poder trazer minhas filhas para brincar no campo sem preocupações”, comemora o rapaz de 31 anos.