PREFEITURA DE NILÓPOLIS REALIZA DESFILE CÍVICO EM COMEMORAÇÃO AOS 78 ANOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

21 de ago. de 2025

PREFEITURA DE NILÓPOLIS REALIZA DESFILE CÍVICO EM COMEMORAÇÃO AOS 78 ANOS

Familiares lotaram as calçadas para prestigiar os estudantes

(Fotos: Mateus Carvalho)

Milhares de pessoas participaram do tradicional Desfile Cívico de Nilópolis, realizado na quarta-feira (20), na Estrada Mirandela, em comemoração aos 78 anos de emancipação político-administrativa do município. O evento reuniu 33 escolas municipais, colégios estaduais e particulares, além de 13 bandas de música, Casa da Juventude, Centro de Terapias, Casa da Terceira Idade, secretarias municipais e projetos educacionais.

A cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional e do Hino Municipal, apresentados pela Banda Marcial Arte Faz Parte e pelo Coral Arte Faz Parte, formado por alunos das escolas Benigno Ribeiro e Orlando Hungria.


O prefeito Abraãozinho, o vice-prefeito Alvinho, a secretária de Educação, Professora Flávia, o deputado federal Ricardo Abrão e outras autoridades marcaram presença.

"É com imensa alegria que compartilho minha felicidade por estarmos reunidos neste dia, celebrando o 78º aniversário de nossa cidade. Neste quinto ano de gestão, asseguro a todos que nos dedicamos incansavelmente a oferecer o melhor para nossas crianças, nossos jovens, como Flávia costuma destacar, nossos amores que florescem em nossas escolas, visando à constante melhoria da qualidade de vida de nossa cidade", disse o prefeito.


O desfile apresentou escolas municipais, estaduais, creches e projetos que simbolizam os avanços da educação local, como o projeto Bilíngue, o de Robótica e o Arte Faz Parte.

"Acreditamos que o impossível não existe. O trabalho que foi apresentado demonstra o amor por nossas crianças, impulsionado pelo prefeito e pelo nosso vice-prefeito, além de toda a equipe da educação pública. O que compartilharemos aqui é amor", destacou a Professora Flávia.


As calçadas da Mirandela ficaram cheias de familiares e moradores. Regina da Silva, de 71 anos, estava sentada assistindo ao desfile e aguardando ansiosa pela chegada de sua neta, Aira da Silva, de dez anos. "Vim prestigiar o desfile, principalmente a minha neta. Eu adoro assistir, todo ano marco minha presença. É importante preservar a tradição. Acompanhava outra neta que já se formou, agora acompanho a mais nova."

A Creche Maria das Dores Ramos Ribeiro levou para o desfile os projetos Brincar Livre na Infância, Antirracista e Valorização Aos Povos Originários. Laura Gabriele, de quatro anos, estava acompanhada por sua responsável, Suiara Braga, de 43 anos. Foi a primeira vez da aluna no Desfile Cívico.

"Foi a primeira vez da Laura no desfile. Ela estava muito ansiosa nos últimos dias. Só comentava sobre esse desfile. Acho necessário ter o tradicional desfile, pois valoriza o município e celebra o aniversário da cidade. É importante para a nossa comunidade", destacou Suiara.

Não foi a primeira vez de Tawuan Santos, de 15 anos, no desfile cívico da cidade. Estudante da turma 901 da Escola Municipal Dr. Nilo Peçanha, ele comentou sobre a preparação para a apresentação. "A preparação foi excelente, muito interessante. A diretora demonstrou grande capacidade de organização. Foi muito bom."

Da arquibancada só se ouvia Giovana Oliveira, de 18 anos. Ela foi para prestigiar seu primo, que faz parte da banda do Colégio Estadual Aydano de Almeida, mas não deixou de aplaudir cada apresentação. "Estou adorando estar aqui com as minhas amigas. Só conheço o meu primo, mas estou entusiasmada."

A rede municipal de ensino destacou os investimentos em infraestrutura e acesso escolar, materiais pedagógicos, salas de recursos equipadas e escolas climatizadas. Atualmente, dez unidades oferecem projeto bilíngue, com aulas de espanhol, inglês e libras. Outras sete contam com aulas de robótica, incentivando o raciocínio lógico e a inovação.