PREFEITURA DE MERITI LANÇA PROGRAMA "ÓLEO PREMIADO" PARA INCENTIVAR PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NAS ESCOLAS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

13 de ago. de 2025

PREFEITURA DE MERITI LANÇA PROGRAMA "ÓLEO PREMIADO" PARA INCENTIVAR PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NAS ESCOLAS

Iniciativa vai premiar estudantes e escolas que mais arrecadarem 
óleo de cozinha usado, estimulando a educação ambiental

(Fotos: Gilberto Rocha)

A Prefeitura de São João de Meriti, através das secretarias municipais de Ambiente e de Educação, em parceria com a empresa UniÓleo, lançou na segunda-feira (11) o programa Óleo Premiado. A cerimônia aconteceu na Escola Municipal Milton Machado e marcou o início de uma iniciativa voltada à coleta e reciclagem de óleo de cozinha usado, com foco na educação ambiental e no incentivo à sustentabilidade.

Nesta primeira etapa, o programa foi implementado em dez escolas da rede municipal, que receberam bombonas específicas para armazenar o óleo descartado pelos alunos, familiares e comunidade. O material deverá ser entregue em garrafas PET, facilitando o transporte e evitando contaminação.


O programa também prevê a entrega de prêmios para os estudantes que mais arrecadarem óleo e para as unidades escolares que alcançarem os melhores resultados. A proposta busca não apenas reduzir o descarte inadequado do resíduo, que pode poluir rios e entupir redes de esgoto, mas também estimular hábitos conscientes.

O secretário municipal de Ambiente, Antonio Marcos Barreto, destacou a importância da ação que faz parte do Programa Municipal de Coleta Seletiva. “O óleo de cozinha descartado de forma incorreta causa impactos ambientais severos. Com esse programa, estamos envolvendo as escolas e a comunidade em um esforço coletivo para transformar um resíduo prejudicial em um recurso útil, gerando conscientização e responsabilidade ambiental”, explicou Antonio Marcos, que também espera expandir para outras unidades escolares.


A superintendente municipal de Educação, Vilma Soares, ressaltou o papel das escolas no programa. “Mais do que uma campanha de coleta, o Óleo Premiado é uma ferramenta pedagógica. Envolve alunos, famílias e professores em um exercício prático de cuidado com o meio ambiente, reforçando a importância de cada ação individual para o bem coletivo”, frisou Vilma.

Os alunos do quinto ano, Heitor e Nathan, de 9 e 10 anos, ficaram animados com o novo programa. “Vou fazer a minha parte. Acho que vai ser muito bom pra gente e para o meio ambiente também”, contou Heitor. “Chegando em casa vou contar para os meus pais e ajudar. É muito importante cuidar dos mares e rios”, complementou Nathan.


O óleo arrecadado será recolhido pela empresa UniÓleo, especializada em reciclagem do produto, e foi representada por Célio Rangel no lançamento. A empresa parceira dará destinação adequada e vai transformar o óleo para produção de biodiesel e demais produtos.