NOVA IGUAÇU RECEBE PROJETO QUE LEVA CULTURA E CIDADANIA AO BAIRRO GENECIANO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

21 de ago. de 2025

NOVA IGUAÇU RECEBE PROJETO QUE LEVA CULTURA E CIDADANIA AO BAIRRO GENECIANO

Lançamento do projeto acontece com atividades culturais e sociais, 
desde atividade de circo, até direcionamento para vaga de emprego

(Foto: Walter Mesquita)

O bairro Geneciano, em Nova Iguaçu, será palco da inauguração de uma nova unidade do projeto Cultura na Faixa, no dia 23 de agosto, com uma programação gratuita que une cultura, identidade local e acesso a direitos. A iniciativa é realizada pela ONG Se Essa Rua Fosse Minha (SER), em convênio com a Transpetro, e marca a expansão do projeto na Baixada Fluminense, após a bem-sucedida experiência no Jardim Weda, em Itaguaí.

A proposta é atender cerca de 200 alunos e cerca de 600 moradores indiretamente, com foco em crianças, adolescentes e jovens negros entre 8 e 29 anos, por meio de oficinas culturais, práticas esportivas, atividades formativas e ações de inclusão cidadã. A nova sede funcionará como base comunitária fixa, com oferta continuada de atividades e articulação com a rede de serviços públicos e organizações locais.

EVENTO DE INAUGURAÇÃO

A abertura da casa será marcada por um cortejo do Circo Social, pela apresentação da Folia de Reis e uma roda de escuta comunitária, onde lideranças e moradores poderão dialogar com a equipe do projeto. A programação conta ainda com um mutirão de atendimentos em parceria com a Prefeitura de Nova Iguaçu. Na ocasião, os moradores poderão:

- Solicitar isenção de taxas para 2ª via de certidões (nascimento e casamento);

- Realizar cadastramento e recadastramento no CadÚnico;

- Emitir ou atualizar a Carteira de Trabalho Digital;

- Obter orientações sobre Seguro Desemprego;

- Realizar cadastro no SINE e encaminhamento para vagas de emprego; e

- Regularizar MEI, com emissão de guias (DAS) e declarações de faturamento (DASN).

OFICINAS JÁ EM ANDAMENTO

As atividades formativas do Cultura na Faixa no Geneciano já começaram. Desde 17 de julho, jovens participam das oficinas:

- Cidadã de Futebol – une esporte e formação em valores de cidadania;

- Trança Afro – estimula o resgate da estética negra, autoestima e geração de renda;

- Circo Social – promove expressão corporal, disciplina e inclusão; e

- Música: Folia de Reis – forma novos grupos e mantém viva a tradição popular.

As atividades são baseadas em metodologias de arte-educação, com ênfase em autonomia, empoderamento e construção de identidade. Ao final de cada ciclo, os participantes recebem certificados de conclusão, reforçando a perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional.

“O Cultura na Faixa é um espaço de cuidado onde cultura e cidadania se encontram para fortalecer o território. Cada casa que inauguramos é uma semente contra a exclusão social”, afirma Geraldo Bastos, gerente do projeto.

A casa do Geneciano é a segunda unidade do Cultura na Faixa na Baixada Fluminense. A próxima será inaugurada no bairro Ana Clara, em Duque de Caxias. Todas as localidades atendidas compartilham a presença de dutos da Transpetro e desafios históricos de exclusão e carência de equipamentos culturais. A atuação do projeto nesses territórios estabelece uma rede de apoio, inclusão e valorização da cultura local.

INSCRIÇÕES ABERTAS

As oficinas são gratuitas e podem ser feitas presencialmente na sede do projeto: Av. Nossa Senhora de Nazaré, 181 - Geneciano - Nova Iguaçu - RJ.