![]() |
(Fotos: Alziro Xavier) |
Nesta primeira etapa, os atendimentos incluem ortopedia, cardiologia (com avaliação de risco cirúrgico), otorrinolaringologia, oftalmologia e endocrinologia. Eles estão sendo realizados na Policlínica Dom Walmor, na Policlínica do Shopping Nova Iguaçu e no Centro de Saúde Vasco Barcelos. Só neste sábado, primeiro dia da ação, 623 pacientes foram atendidos.
"O objetivo é atender o maior número possível de pessoas e avançar nas filas de exames e consultas, especialmente nas áreas com maior demanda. Escolhemos agosto para marcar também o Dia Nacional da Saúde, celebrado no último dia 5”, explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.
A ação já vem recebendo elogios. Cássia dos Santos, que acompanhou a mãe, de 68 anos, para avaliação de risco cirúrgico na Policlínica Dom Walmor, destacou a organização.
"Eles sempre entram em contato para lembrar e informar o agendamento. Esse novo método é eficaz e evita que ela perca consultas, já que todo o processo é feito na própria unidade".
Moradora do bairro Santa Rita, Heloísa Aparecida, de 61 anos, também aprovou.
"Fui atendida na clínica da família achando que era só pressão alta. Acabei sendo encaminhada para exames de oftalmologia, com diagnóstico de glaucoma e a próxima consulta marcada. Excelente atendimento.”
Os agendamentos são feitos pela Secretaria Municipal de Saúde conforme a fila de cada especialidade, sem marcação no próprio dia. Para garantir o atendimento, é fundamental que o cadastro do paciente esteja atualizado, já que a confirmação é feita por telefone ou aplicativo de mensagem.
VACINAÇÃO INTENSIFICADA
Paralelamente, todas as 58 unidades de Atenção Primária do município também estarão abertas aos sábados de agosto, das 8 às 13h, para atualização da caderneta de vacinação. Estão disponíveis vacinas de rotina e de campanhas, como gripe e Covid-19, com foco na ampliação da cobertura vacinal infantil e de adultos — que apresentou queda no último ano.
“Aproveitamos o início dessa nova linha de cuidados para manter todas as unidades abertas aos sábados, facilitando o acesso para quem não consegue se vacinar durante a semana”, afirma o secretário.
Sempre atenta às ações da Prefeitura, Deise Garabini, de 44 anos, reforça a importância da iniciativa:
“Estar ligada às divulgações é essencial. Assim conseguimos manter a vacinação em dia.”
A lista com os endereços das unidades está disponível neste link: