Nova Iguaçu possui cinco Conselhos Tutelares, localizados nas regiões de Austin, Cabuçu, Comendador Soares, Vila de Cava e Centro. Cada um é formado por seis conselheiros, profissionais eleitos pelos moradores da sua região e que desempenham um papel fundamental na proteção e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes. A mensagem do Executivo nº 31/2025, que reajustou o salário para R$ 3.200 mil, com a compensação de 15% a título de adicional noturno, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores durante a sessão desta terça-feira (19).
O vereador Douglas Nadaes, que foi conselheiro no período de 2016 a 2020, parabenizou a medida: “Eles são os responsáveis por zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, atuando na prevenção e no enfrentamento de situações de violações de direitos”, afirmou.
Outra mensagem aprovada, nº 32/2025, foi a que cria o Fundo Municipal do Trabalho, Emprego e Renda de Nova Iguaçu (Funter), com a finalidade de financiar programas, projetos, ações e serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine). O fundo está vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, órgão responsável pela elaboração e execução da política de trabalho na cidade. As duas mensagens foram aprovadas em 2ª e última votação.
Em 1ª votação, foi discutido e aprovado o projeto que institui o "Maio Laranja" como mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “Parabenizo Nadaes por este projeto. Vivemos um momento muito delicado sobre este tema, como todos estão acompanhando pelas matérias jornalísticas. Precisamos dar total atenção aos nossos filhos e parentes, sempre atentos no que eles estão vendo na internet, principalmente”, disse o presidente Dr. Marcio Guerreiro.
Vários temas foram debatidos entre os vereadores, como segurança pública, com o vereador Jeferson Ramos defendendo uma mudança urgente no Código Penal Brasileiro; manutenção e obras na cidade, com olhar especial para o combate às enchentes, como discursaram os vereadores Marcio Simpatia, Thadeu, Haja Luz e Vaguinho.
O vereador Baixinho da Van convidou os presentes para participar da instalação da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal, que aconteceu nesta terça-feira (19), no Paço Municipal.
Presente à sessão, a vice-prefeita Dra. Roberta disse que o projeto é da Secretaria Municipal de Ordem Pública, em parceria com a Secretaria da Mulher: “Será mais um equipamento para a proteção das mulheres iguaçuanas”.
Nesta quarta-feira (20), a partir das 10h, acontece nova sessão ordinária. A Câmara fica localizada na Rua Prefeito João Luiz do Nascimento, 38, Centro, próxima à Rodoviária.














