Iniciativa da Secretaria de Trabalho e Renda, projeto "Rumo Certo - Beleza
em Ação" tem meta de qualificar mais de 1.000 alunos até o fim do ano
O Governo do Estado formou 460 alunos das primeiras turmas do curso de capacitação profissional em beleza e bem-estar. Iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, em parceria com o Senac-RJ, o projeto "Rumo Certo – Beleza em Ação" tem como meta a capacitação de 1.020 moradores dos bairros de Campo Grande, Madureira e Irajá, e dos municípios de Nova Iguaçu e São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
"Com iniciativas como essa, reafirmamos nosso compromisso de transformar a vida das pessoas por meio da qualificação profissional. Fortalecemos a economia local e, ao mesmo tempo, promovemos inclusão social ao criarmos novas oportunidades de emprego e renda para a população, garantindo que cada aluno formado possa enxergar um futuro de mais autonomia e dignidade", declarou o governador Cláudio Castro.
O projeto tem a duração de 12 meses e já formou alunos de 35 turmas, que tiveram a oportunidade de aprender, de forma 100% prática, técnicas de manicure e pedicure, cortes masculinos com máquina, maquiagem básica, alongamento de cílios e design de sobrancelha, além da participação em um workshop de tranças. No total, serão disponibilizadas 1.020 vagas, distribuídas por 60 turmas.
"Este projeto reforça o compromisso do Governo do Estado do Rio de Janeiro em promover ações de qualificação que gerem oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento econômico para a população fluminense", comentou o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Felipinho Ravis.
Ravis explicou que a iniciativa faz parte da implementação de políticas de trabalho e geração de emprego e renda, para promover a inserção, reinserção e manutenção da população no mercado de trabalho. Segundo o secretário, com as habilidades adquiridas, os alunos se capacitam a atuar em estabelecimentos comerciais ou como autônomos, com potencial para empreender nas áreas de beleza e bem-estar.
Para Natalia de Souza Lima, moradora de Duque de Caxias, a oportunidade de fazer o curso de alongamento de cílios veio ao encontro de seu momento, pois estava desempregada e agora já tem uma renda extra:
"Por enquanto ainda não tenho muitos clientes, mas, com mais aperfeiçoamento, vou montar meu espaço, e, com outros cursos nessa área disponibilizados, tenho certeza de que vou conseguir", comentou.
Danubia Santos de Azevedo, de São João de Meriti, também pretende empreender com os conhecimentos obtidos no curso de maquiagem, e já pensa em fazer outro curso.
"Eu tenho interesse no curso de cílios, pois essa área da beleza está crescendo muito no mercado. É uma oportunidade incrível, pois habilita outras pessoas a entrar no mercado de trabalho, colocando em prática todos os conhecimentos obtidos, e com todas as técnicas necessárias. Gostaria de continuar fazendo parte desse projeto na área da beleza, me qualificando cada vez mais", contou ela.