TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

29 de jul. de 2025

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Apanhado histórico
Pesquisadores e historiadores devem lançar, agora em setembro, o que pode ser o maior registro – em forma de livro – contendo minibiografias de ao menos 32 personagens da grande Iguassú nos tempos do Império. Isso sem contar com outros que estarão citados. Além disso, terá detalhes das freguesias da região. Um material que vai mexer com os amantes da história de Iguassú, trazendo personalidades e lugares reunidos em uma edição que servirá de fonte de consulta para qualquer estudioso da Baixada.

Apanhado histórico II
No material que será publicado, constam nomes conhecidos por historiadores, pesquisadores e curiosos, mas agora também poderão ser conhecidos por um público maior. Essa iniciativa, contemplada por edital, poderá servir como referência no planejamento do Município para celebrar o bicentenário em 2033. Talvez seja uma obra inicial de um registro mais amplo que poderia e deveria ter edições complementares. Quem sabe, né?

Dudu gosta de história
Dudu Reina sempre demonstrou interesse pela história da cidade e de seus personagens. Esse material que será publicado, com certeza, vai chamar a atenção do prefeito. Outros integrantes do primeiro escalão da administração municipal também possuem muito interesse na história da cidade: como o Dr. João Bosco (Procurador Geral); Ricardo Gomes (Ouvidor Geral), Miguel Ribeiro (Fenig), Evandro Gonçalves (Fazenda e Fiscalização Tributária), Edgar Martins (Agricultura e Meio Ambiente) e Reginaldo Bastos (Desenvolvimento Urbano) são alguns que tenho certeza que vão gostar do material. O Marcus Monteiro, da Cultura, este nem preciso dizer.

Tête-à-tête


Uma foto que circulou nas redes sociais esta semana deixou muita gente curiosa. Os vereadores Márcio Simpatia, Claudinho da Kombi, Dr. Robertinho e Manoel Barreto estavam reunidos em pleno recesso da Câmara Municipal. O que parecia estar na mesa era 2026. Os mais afoitos dizem que dali pode sair algum deles com planos mais altos para as próximas eleições, mas há outros que apostam que o tema era o ex-prefeito Rogerio Lisboa. Acredito mais na segunda hipótese.

Mais representação
É consenso que o ex-prefeito Rogerio Lisboa conta com um potencial eleitoral grande. Sua popularidade, ao deixar o governo, ainda é alta. Caso concorra a deputado estadual a representatividade de Nova Iguaçu na Alerj ganhará um salto. Vamos aguardar para ver.

Importante
Esta semana o secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro, e o presidente de Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, Miguel Ribeiro, estarão em Iguassú Velha, local que em 29 de julho 1833 foi instalada a Câmara Municipal. Como se sabe, Marcus Monteiro vem fazendo um trabalho de restauro na Vila de Iguassú e a ida ao local é uma espécie de reverência à efeméride que marca a funcionamento autônomo do Município.

Retirada de candidatura
Na noite de sexta-feira, por volta das 19h22, a coluna foi surpreendida com a notícia da desistência do candidato Raphael Ruvenal em concorrer ao cargo de presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Nova Iguaçu. Diante desse quadro, será empossado presidente do PT iguaçuano, o advogado Anderson Ávila, popularmente conhecido como Batata. Em documento escrito de próprio punho, Raphael diz: “Nova Iguaçu, 25 de julho de 2025. Por motivo de forças maiores eu, Raphael Vinicius R. da Silva, retiro à candidatura de presidente”. Na próxima edição, saberemos com mais detalhes, os motivos que levaram Raphael a desistir do pleito que seria realizado no próximo domingo, dia 27.