REGIÃO METROPOLITANA SE PREPARA PARA CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES COM FOCO EM MOBILIDADE, MORADIA E RESILIÊNCIA URBANA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

31 de jul. de 2025

REGIÃO METROPOLITANA SE PREPARA PARA CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES COM FOCO EM MOBILIDADE, MORADIA E RESILIÊNCIA URBANA

Evento será realizado nos dias 11, 12 e 13 de 
agosto. Inscrições estão abertas até dia 8 de agosto


Com mais de 13 milhões de habitantes e desafios complexos em mobilidade, moradia e riscos ambientais, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro se mobiliza para a 6ª Conferência Estadual das Cidades com foco em soluções estruturais e justiça territorial. O evento acontece nos dias 11, 12 e 13 de agosto, na ExpoRio, Cidade Nova – Centro do Rio, e reúne representantes da sociedade civil, gestores públicos, movimentos sociais e especialistas para discutir caminhos para cidades mais inclusivas, democráticas e sustentáveis. As inscrições para o público geral (como observadores) já estão abertas, até o dia 8 de agosto, pelo link (http://www.sympla.com.br/event__3052524).

Formada por municípios como Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo e Magé, a região concentra algumas das maiores desigualdades do estado, mas também iniciativas inovadoras em participação social e políticas urbanas.

"A conferência é um processo de construção coletiva para cidades mais humanas, resilientes e conectadas com as necessidades de quem vive no local. Também é uma oportunidade de fortalecer as políticas públicas da região e garantir que as decisões sobre mobilidade, moradia e resiliência tenham a cara e a voz da população", disse o governador Cláudio Castro.

Nas conferências municipais realizadas na região, foram debatidas propostas voltadas à ampliação e integração do transporte público, à garantia do direito à moradia digna, à adaptação das cidades frente às mudanças climáticas e ao fortalecimento da governança metropolitana.

As discussões também destacaram a importância da prevenção de desastres, da ocupação planejada do território e da valorização de instrumentos de gestão urbana. Todas essas propostas vão agora para a etapa estadual, onde serão selecionadas as que irão representar o Rio de Janeiro na Conferência Nacional das Cidades. Também serão eleitos os novos membros do Conselho Estadual das Cidades.

"A Região Metropolitana traduz o desafio e o potencial do nosso estado. Nossa missão é transformar esse debate em ações concretas, com a participação da população”, afirma Douglas Ruas, secretário de Estado das Cidades e presidente do Conselho Estadual das Cidades.