Cinquenta idosos certificados um certificado de reconhecimento
Para celebrar o Dia Municipal do Idoso, instituído pela lei 10.742, de 2003, a Câmara Municipal de Nilópolis, em parceria com a Prefeitura de Nilópos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizará uma sessão solene sexta-feira (25), às 14h, na sede da Câmara.
Durante a comemoração, 50 idosos, entre servidores da Prefeitura, da Câmara e de pessoas idosas em geral, obtiveram certificado de reconhecimento. Um vídeo em homenagem à terceira idade também será exibido durante a sessão solene. A ideia para a realização do evento de comemoração surgiu da Superintendência Municipal dos Diretos do Idoso.
Na lista dos homenageados está Nair Maricato, que trabalhou muitos anos prestando serviços ao Hospital JK; Maria Auxiliadora, do Protocolo Geral; José Piano, comerciante mais antigo do município; Edivar do Pastel, há 56 anos com o seu famoso bar em Mirandela; e outros que serão presentes para receber o certificado.
A composição da mesa de abertura contará com a presença do prefeito Abraãozinho, do deputado federal Ricardo Abrão, do deputado estadual Rafael Nobre, dos vereadores, da secretária de Desenvolvimento Social Everline Lima, da superintendente de Direitos do Idoso Elaine Santos e da assistente social Márcia Campos.
Em Nilópolis, 20% da população já atingiu a terceira idade, conforme os dados do Censo Demográfico 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo o maior percentual de pessoas idosas entre os municípios da Baixada Fluminense.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a população idosa no Brasil ultrapassará o número de crianças até 2030, tornando-se a quinta população mais idosa do mundo. Segundo o IBGE, o número de idosos aumentou em mais de 40% na próxima década.
SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DO IDOSO
O órgão orienta o idoso quanto aos seus direitos e deveres na sociedade, realiza visita às residências para conhecer a situação de vida das pessoas da terceira idade, quando recebe denúncias e fiscaliza as condições de funcionamento das casas de segurança em Nilópolis.
A Superintendência do Idoso atende na Secretaria de Desenvolvimento Social, no 2º andar, localizada na Rua Pedro Álvares Cabral, nº 305, centro. De segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, é possível fazer reclamações e se orientar sobre os serviços destinados à melhor idade também pelo telefone (21) 3039-3629.