Resultado divulgado pelo Inep aponta as unidades que
alcançaram as melhores médias em todas as disciplinas
As escolas da rede estadual do Rio de Janeiro vêm se consolidando como referência de qualidade no ensino público. Dados divulgados na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que, entre as dez unidades estaduais com as melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, oito estão localizadas fora da capital, evidenciando o avanço da educação em todo o estado.
Com 82% de participação dos estudantes da rede, o resultado reforça o compromisso do Governo do Estado em promover uma educação pública acessível, moderna e voltada para o sucesso dos alunos. O desempenho é reflexo direto de iniciativas como o incentivo ao protagonismo juvenil, uso de tecnologias em sala de aula e ações estratégicas de preparação para o mercado de trabalho e o ensino superior.
Para a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, os bons resultados dessas unidades escolares demonstram que o trabalho está no caminho certo.
"Estamos orgulhosos do desempenho dessas unidades. Iniciativas diferenciadas só comprovam que, com orientação, foco e estudo, é possível que nossos estudantes tenham acesso ao Ensino Superior. Um dos grandes segredos do Enem é a redação — e uma boa pontuação nessa etapa abre muitas portas. Quem lê bem, escreve bem", afirmou a secretária.
EDUCAÇÃO PÚBLICA DE EXCELÊNCIA NO INTERIOR DO ESTADO
A escola estadual com a maior média no Enem 2024 foi o Colégio Estadual Raphael Luiz de Siqueira Jaccoud, em Nova Friburgo, na Região Serrana. A unidade aposta em práticas pedagógicas integradas, como simulados mensais no modelo do Enem e acompanhamento contínuo do desempenho dos estudantes.
"Essa conquista é fruto de um esforço coletivo, construído com dedicação por alunos, professores, funcionários e por toda a comunidade escolar. É também um incentivo importante para seguirmos firmes, acreditando que a escola pública, mesmo em uma zona rural, pode e deve alcançar excelentes resultados", afirmou a diretora-geral, Isabela de Resende.
Na segunda colocação entre as 1.236 escolas da rede estadual, o Ciep 403 Maria de Lourdes Giovannetti – Cívico-Militar, em Volta Redonda, no Sul Fluminense, também se destacou. A unidade obteve a maior média de redação da rede estadual no Enem 2024, com 849,09 pontos.
Em terceiro lugar no ranking da rede, o Ciep 494 Alexandre Carvalho – Cívico-Militar, em Miguel Pereira, investe em simulados semanais com questões dos exames SAEB e Enem, promovendo uma metodologia de ensino baseada na análise de desempenho e reforço contínuo dos conteúdos.
TECNOLOGIA E PERSONALIZAÇÃO NO ENSINO
Para ampliar o alcance das ações de preparação para o Enem, a Secretaria de Estado de Educação lançou, neste ano, a plataforma Enem-RJ, uma ferramenta inédita e gratuita que reúne recursos pedagógicos modernos, como videoaulas, simulados, relatórios de desempenho, correção de redação e trilhas de estudo personalizadas com apoio de inteligência artificial.
A iniciativa tem o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento e potencializar o desempenho dos estudantes da rede estadual.
"Lançamos um desafio para construir um cenário melhor, para que nossos estudantes sejam bem-sucedidos no Enem. Estamos desenvolvendo o aprendizado de todos para que possam seguir suas aptidões e projetos de vida. Estamos construindo o presente e plantando o futuro", concluiu a secretária Roberta Barreto.
Confira as escolas da rede estadual com melhores desempenhos no Enem 2024:
- Colégio Estadual Raphael Luiz de Siqueira Jaccoud, em Nova Friburgo;
- Ciep 403 Maria de Lourdes Giovannetti – Cívico-Militar, em Volta Redonda;
- Ciep 494 Alexandre Carvalho – Cívico-Militar, em Miguel Pereira;
- Colégio Estadual Agostinho Chryzanto de Araújo, em São Francisco de Itabapoana;
- Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola – Intercultural Brasil-França, em Niterói;
- Colégio Estadual Cabo BM Flavio Uanderson Rodrigues de Freitas, em Três Rios;
- CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos, em Teresópolis;
- Colégio Estadual Milton Campos, em Bangu;
- Colégio Estadual Pedro Baptista de Souza, em Santo Antônio de Pádua; e
- Colégio Estadual Nuno Álvares Pereira, em Irajá.