Evento promove troca de experiências, planejamento coletivo
e qualificação técnica de servidores da rede socioassistencial
A Estação da Cidadania, sede administrativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, foi palco, nesta quinta-feira (31), da Jornada Social: Instrumentos e Instrumentalidade no SUAS. Voltado aos coordenadores, técnicos e demais funcionários administrativos da rede socioassistencial, a ação foi estratégica para aprendizado, alinhamento e fortalecimento das ações no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Com foco na troca de experiências e no fortalecimento da prática profissional, a jornada também buscou padronizar os fluxos de trabalho, montar planejamentos eficazes, melhorar a política pública local e otimizar o desempenho das equipes técnicas por meio de orientação e capacitação.
PALESTRA E DINÂMICAS
“É uma iniciativa essencial para alinharmos as nossas ações e aprimorarmos o atendimento à população. Essa troca entre os profissionais da ponta é o que fortalece o SUAS na prática”, disse Diogo Bastos, secretário municipal de assistência social.
Servidores tiveram acesso a palestras e dinâmicas que abordaram desde as técnicas utilizadas no cotidiano até metodologias de planejamento e execução das políticas socioassistenciais. O evento também representou um espaço de escuta e valorização dos profissionais que atuam diretamente com o público em situação de vulnerabilidade.
A Semasc acredita que encontros desse tipo são fundamentais para garantir a efetividade das ações e promover um serviço público cada vez mais qualificado, humanizado e integrado.