Por Almeida dos Santos
Algumas ações de instituições que deveriam ser exemplo zombam do povo brasileiro. Um juiz de Direito foi pego furtando uma imagem sacra, foi “punido” com uma aposentadoria compulsória. Estamos falando de um juiz, homem das leis, praticando furto. E o Estado? O máximo que o Estado fez, foi afastar o magistrado aposentando-o compulsoriamente como forma punição. Daí pergunto: Esse é um país que quer moralidade? Evidente que não! Esse ato da Justiça seria uma punição ou uma recompensa? Depois não entendem o desencanto do povo com suas instituições. Isso é revoltante! Não há como dizer que decisões judiciais como essa, por mais que tenham o amparo legal, representem o princípio da moralidade. Enquanto a Justiça não cortar na própria carne, o Poder Judiciário continuará sendo visto como um Poder que só administra privilégios. Ao povo pobre o rigor da lei, e aos apaniguados o uso da toga como forma de encobrir o vergonhoso e, mais ainda, o criminoso.
O novo do Novo
Dia 18, às 9h, na Av. Duque Estrada Mayer, nº 614, na Posse, o partido Novo oficializará o nome de Jayme Soares como o representante do partido na cidade. Conhecido por ser militante combativo nos debates políticos que acontecem no Município, Jayme já era membro ativo da legenda que na eleição passada teve como candidata a prefeita Iza Dutra. Jayme – ou Jayminho do Padrão, como é conhecido – já presidiu conselhos municipais importantes, como o de Alimentação Escolar e de Segurança Pública.
Disputa no PT iguaçuano
O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Nova Iguaçu terá eleição. Conheço dois nomes que concorrem ao cargo de presidente do diretório. Um deles é o Cosme Sigolis, conhecido popularmente como Cosminho, figura que enverga a bandeira do PT há um bom tempo. Outro nome muito qualificado na disputa é o de Raphael Juvenal, este inclusive conta com muitos apoios, destacando-se o de André Ceciliano. O primeiro turno da disputa interna será no dia 6 de julho, e o segundo turno, no dia 20.
Desafio do PT
Essa eleição no PT de Nova Iguaçu será fundamental para preparar a legenda para as eleições majoritárias e proporcionais de 2026. Agora, em 2028, o maior desafio do PT de Nova Iguaçu será conseguir uma nominata forte, diferente do que aconteceu em 2024. Tanto o candidato a prefeito, que foi Tuninho da Padaria, quanto os demais que concorreram a uma vaga na vereança, não tiveram bom desempenho. O último nome que teve um cargo público pela legenda foi Ferrerinha que, mesmo assim, foi eleito na chapa com Rogerio Lisboa em 2016.
Fenig 50 anos
A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, presidida por Miguel Ribeiro, está nos preparativos para celebração dos 50 anos que será comemorado no dia 28 de novembro de 2025. Durante o ano de 2026, a Fundação celebrará a data como nunca aconteceu antes. Afinal, em meio século de existência, a Fenig já atuou em diversas áreas que passam pelo campo social, educacional e cultural. Nos últimos anos, a instituição vem se consolidando mais ainda no amparo a uma classe da economia criativa: a dos artesãos.
Por falar em aniversário...
No dia 29 de julho, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu completa 192 anos que foi instalada. É que em 1833, mais precisamente no dia 29 de julho daquele ano, tomava posse Ignacio Antônio de Souza Amaral, este que depois se tornou o Barão de Guandu. Resta saber o que o presidente da Câmara está preparando para celebrar uma data tão significativa para o Poder Legislativo.