JOGOS ESCOLARES DO RIO DE JANEIRO COMEÇAM NESTE SÁBADO COM RECORDE DE INSCRIÇÕES - Correio da Lavoura

Últimas Notícias


13 de mai. de 2025

JOGOS ESCOLARES DO RIO DE JANEIRO COMEÇAM NESTE SÁBADO COM RECORDE DE INSCRIÇÕES

Torneio realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do RJ terá a participação de mais de 9 mil estudantes-atletas


No próximo sábado (17), começam os Jogos Escolares do Rio de Janeiro 2025 (JERJ). O torneio, realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do RJ (Feerj), teve este ano mais de 9 mil inscrições de alunos de escolas públicas e particulares de todas as regiões do Estado, batendo o recorde histórico de participantes na competição, de pouco mais de 5 mil.

"Os Jogos Escolares são uma celebração do talento, da dedicação e do espírito esportivo da juventude fluminense. É motivo de grande orgulho ver tantos jovens participando e superando limites. Este recorde histórico de inscrições mostra que estamos no caminho certo ao investir no esporte como ferramenta de inclusão, educação e cidadania. O Governo do Estado seguirá firme nesse compromisso", afirma o governador Cláudio Castro.

Jovens estudantes de 11 a 17 anos vão competir em 20 modalidades individuais e coletivas. As etapas classificatórias abrangem as cinco regiões do Estado. O destaque do fim de semana de estreia é o vôlei de praia, disputado na praia do Leme, a partir das 8h. Destes confrontos, sairá o representante do Rio de Janeiro para as competições nacionais. Esta modalidade foi a que mais cresceu do ano passado para este.

Além da modalidade de praia, o futsal será realizado em Guaratiba e o handebol em Seropédica. Ainda em maio, ocorrem as competições de judô, basquete, ginástica artística, badminton e vôlei em diferentes municípios.

"Ter jovens de todas as regiões do estado competindo em 20 modalidades diferentes mostra a força e o alcance do esporte escolar no Rio de Janeiro. É uma oportunidade única para esses estudantes vivenciarem a experiência de uma competição oficial, muitos pela primeira vez, e se desenvolverem dentro e fora das quadras. Nossa missão é justamente essa: garantir que o esporte esteja presente em todas as partes do Estado, com estrutura, incentivo e acolhimento", destaca o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Além de troféus e medalhas, os vencedores ganham a oportunidade de representar o Rio de Janeiro no Jebs, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e nos Jogos da Juventude, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O projeto não tem custo para as escolas e os alunos recebem um kit participante cedido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que também presta apoio logístico na competição.