O dia 16 de abril é conhecido como o Dia Mundial da Síndrome de Wolf-Hirschhorn (SWH), uma condição genética rara causada por uma mutação parcial no cromossomo 4, que provoca atraso cognitivo motor, cardiopatia e baixo peso. O recém-nascido já nasce com estas condições, mas o diagnóstico, muitas das vezes, demora a ser constatado.
Para dar mais visibilidade à Síndrome, o presidente da CMNI, Dr. Marcio Guerreiro, apresentou Projeto de Lei que cria a Semana Municipal de Conscientização da Síndrome de Wolf-Hirschhorn (SWH). Sabrina Drumond, representante das famílias do Movimento SWH/Rio, mãe da jovem Nina, de 17 anos, foi homenageada na manhã da última quarta-feira (16), com uma Moção de Aplausos, pelo vereador Dr. Marcio Guerreiro, com o trabalho desenvolvido com sua filha desde os 2 anos de idade. Sabrina divulgou o número (21) 9 8864-1925 como contato do Movimento SWH/Rio.
"Nossa luta é proporcionar mais qualidade de vida para quem apresenta o quadro. Infelizmente, muitas crianças só vivem até os dois anos de idade. Precisamos de mais tratamento acessível e garantia de suporte para as famílias", afirmou Dr. Marcio Guerreiro.
A atleta iguaçuana de hipismo, Maria Eduarda Gonçalves, de 16 anos, também foi homenageada pelo presidente com a Medalha de Mérito Comendador Soares, a maior honraria do Poder Legislativo. Maria Eduarda já foi condecorada com diversas premiações, entre elas, a Copa do Brasil e o Campeonato dos Melhores do Hipismo Carioca. A mãe, Erica Andrade, disse que está à procura de patrocínio para que ela possa continuar seus treinos na Escola Centauro de Equitação.
Foram aprovados dois projetos de lei durante a sessão ordinária:
- Alteração da denominação da Rua Manuel Coelho para Rua Dr. Fábio Raunheitti, no bairro Caonze (autoria do vereador Dr. Marcio Guerreiro, 2ª votação); e
- Criação da Semana Municipal de Conscientização do Lúpus (autoria do vereador Marcio Fonseca, 1ª votação).