MISSA CAMPAL QUANDO DA VISITA DE GETÚLIO VARGAS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias


16 de abr. de 2025

MISSA CAMPAL QUANDO DA VISITA DE GETÚLIO VARGAS


A visita do Presidente da República a Nova Iguaçu foi, certamente, o maior acontecimento político-social do ano de 1931 nesta cidade. Tema de grande reportagem do
Correio da Lavoura, em sua edição de 25 de junho, a vinda do Chefe da Nação a este Município foi registrada desde a partida da comitiva presidencial do Palácio Guanabara, incluindo a passagem por Nilópolis e Belford Roxo, a inauguração da Rua Getúlio Vargas, o lançamento da pedra fundamental do Hospital, a missa campal e a inauguração do Packing House aqui instalado e mantido pelo Ministério da Agricultura, sob a direção do Dr. Tôrres Filho.

Um dos momentos mais significativos da visita de Vargas a Nova Iguaçu está aqui fixado na celebração da missa campal oficiada pelo então Vigário da Freguesia, Padre João Musch, logo após a inauguração do início das obras do futuro Hospital de Iguaçu. A missa campal foi celebrada na Praça do Fórum. A reportagem do CL anotou à época: “Do altar colocado na escadaria ali existente, o Sr. Padre João Musch, Vigário da Freguesia, celebrou o ofício religioso, estando a grande área fronteira e que se destina a um jardim público, repleta de assistentes”. A foto fixa o momento da missa, vendo-se o Padre João Musch e na primeira fila dos assistentes, da esquerda para a direita: Oscar Pereira Gomes, Américo Vespúcio de Barros Souza e Mello, Cel. Nicolau Rodrigues da Silva, o Interventor Sebastião de Arruda Negreiros, Salgado Filho (4º Delegado Auxiliar da Polícia do Distrito Federal), o Presidente Getúlio Vargas e o então chefe político local, Manoel Reis.

(Foto do arquivo de Ney Alberto)