MERITI REFORÇA COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

30 de abr. de 2025

MERITI REFORÇA COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

(Fotos: Matheus Santos)

A Prefeitura de São João de Meriti está ampliando o acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA) em diversas unidades escolares do município. A iniciativa oferece a oportunidade de conclusão do Ensino Fundamental e Médio a pessoas que, por diferentes razões, não puderam concluir seus estudos na idade apropriada. A modalidade é essencial para garantir o direito à educação e promover o crescimento pessoal, social e profissional de jovens e adultos.

Entre as histórias de superação, está a de Aretusca Michelle Araújo, hoje inspetora de alunos, que interrompeu os estudos aos 18 anos após engravidar. “Foi um erro, e eu falo para ninguém fazer isso. Hoje as escolas dão muito apoio às gestantes para que elas não parem de estudar. Voltei a estudar depois de ser mãe e avó. Me formei, fiz concurso e hoje sou inspetora. Agora quero fazer faculdade de assistente social”, conta, emocionada.


O professor Rudge Mesquita, que atua na EJA, destaca o impacto da iniciativa na vida dos estudantes. “Para muitos, o EJA é uma oportunidade de recomeçar. Há uma dificuldade inicial por conta da diferença de idade, mas aqui eles se sentem mais à vontade. Muitos trabalham durante o dia e só têm esse horário para estudar. Vários conseguem concluir os estudos, fazer cursos profissionalizantes e entrar no mercado de trabalho”, afirma.

A aluna Aline Ribeiro da Silva, de 42 anos, também compartilha como o retorno à escola tem mudado sua vida. “Parei na 6ª série aos 15 anos. Isso dificultou conseguir emprego e me deixava triste por não conseguir ajudar meus filhos nas tarefas escolares. Agora estou feliz. Estudar está me ajudando na busca por um emprego e quero ser recepcionista de hotel no futuro”, relata.


Segundo o diretor escolar Alex Carvalho, a EJA representa um verdadeiro resgate da autoestima. “A valorização da educação transforma a vida dessas pessoas. Muitos não conseguiram um emprego antes por falta de estudo. Convido a todos para essa jornada de transformação”, enfatiza. Em Meriti, a EJA é oferecida nas escolas CIEP 132 São João Bosco, Escola Municipal Unidade Integrada, Escola Municipal Graça Grijó e Escola Municipal Doutor Getúlio de Moura, com turmas do 1º ao 9º ano, das 16 às 22h. As matrículas estão abertas e podem ser feitas nas secretarias das unidades ou pelo portal matricula.educameriti.net.