COMISSÃO DE CULTURA DA CÂMARA REALIZA ENCONTRO INÉDITO COM REPRESENTANTES DE SETORES CULTURAIS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias


16 de abr. de 2025

COMISSÃO DE CULTURA DA CÂMARA REALIZA ENCONTRO INÉDITO COM REPRESENTANTES DE SETORES CULTURAIS

De acordo com o vereador Dr. Robertinho, presidente da Comissão
de Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu e responsável pelo
encontro, essa iniciativa visa estreitar a relação da Comissão com aqueles
que atuam em várias áreas e seguimentos da cultura na cidade


Neste primeiro quadrimestre de 2025 uma boa notícia envolvendo a Câmara Municipal de Nova Iguaçu aconteceu e pode colocar o Poder Legislativo como um agente mais ativo no fortalecimento das políticas públicas culturais. É que a Comissão de Cultura, presidida pelo vereador Dr. Robertinho (PDT), no intuito de se aproximar dos fazedores de cultura, realizou um encontrou inédito na tarde da última terça-feira, dia 8, no plenário da Câmara, contando com a participação de militantes em várias áreas das manifestações culturais, além do secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro.

De acordo com o vereador Dr. Robertinho, presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu e responsável pelo encontro, essa iniciativa visa estreitar a relação da Comissão com aqueles que atuam em várias áreas e seguimentos da cultura na cidade. Robertinho entende que essas pessoas, segundo ele, “lutam com sacrifício para promoverem atividades importantes que elevam a arte e a cultura através de inciativas que merecem o respaldo do Poder Público já que projetam o nome de Nova Iguaçu em vários lugares”, disse o vereador, acrescentando que o papel da Comissão de Cultura é reconhecer e ser um ponto de apoio para fortalecer e fomentar o debate das políticas públicas.

“Isso facilitará muito o debate sobre políticas públicas. A Comissão tem esse dever e pode colaborar, por exemplo, atuando com propostas legislativas para avançarmos em leis voltadas para cada setor e criando diálogos com aqueles que dedicam suas vidas à arte e à cultura”, explicou Dr. Robertinho.

A iniciativa inédita da Comissão de Cultura se deu após mudanças internas na própria Câmara. Durante a legislatura passada, a Comissão de Cultura estava atrelada a Comissão de Educação. Dr. Robertinho, que era membro da Comissão Permanente de Educação e Cultura, propôs o desmembramento. Reeleito vereador, nesta legislatura, por reconhecimento ao seu trabalho, foi eleito, entre os seus pares, para presidir a Comissão. “Criar uma comissão temática destinada a tratar de assuntos exclusivamente culturais foi um passo fundamental, ainda que ela possa atuar junto a outras comissões, inclusive a de Educação”.

Entre as pessoas que participaram deste encontro, destacam-se, além da subsecretária municipal de Cultura, Silvia Regina, Mônica Verdam (Conselho Municipal de Cultura), Raquel Ramos (Rede Baixada Literária), Kátia Vidal (Agito Cultural), o produtor cultural Léo Brasil, o produtor audiovisual Matheus Carvalho, o intérprete e compositor Paulinho Pontes, o escritor Raphael Juvenal, Linno Rocca (Produtor Cultural), José Luiz Teixeira (Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu), Wanda Alves (Pré-Vestibular Comunitário), Irinéa Furtado (Centro de Atividades Comunitárias), o radialista Gabriel Barbosa, entre outros.

Após a realização do encontro, o vereador Dr. Robertinho avaliou esta primeira reunião como positiva. “Estamos no início do quarto trimestre e a Comissão de Cultura ganhou a sua autonomia em relação ao que era. Há muito o que fazer. Serão necessários outros encontros como este para construirmos no coletivo o que a Comissão de Cultura da Câmara poderá colaborar. Da minha parte não falta vontade de buscar meios de fortalecer essas pessoas e grupos que às vezes lutam isoladamente na tentativa de praticarem um ato tão nobre que é o de fomentar a cultura”, finalizou o presidente da Comissão.