AGENTES DO NOVO DETRAN RJ INTERDITAM TRÊS FERROS-VELHOS E UMA OFICINA IRREGULAR EM NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

30 de abr. de 2025

AGENTES DO NOVO DETRAN RJ INTERDITAM TRÊS FERROS-VELHOS E UMA OFICINA IRREGULAR EM NOVA IGUAÇU

Carro roubado em 2007 foi encontrado em oficina do Município da Baixada Fluminense

(Fotos: Alexandre Simonini)

Três ferros-velhos e uma oficina de lanternagem e pintura irregular foram interditados em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na última terça-feira (29), por agentes da Operação Desmonte, força-tarefa do governo do Estado coordenada pelo Novo Detran RJ. Um carro roubado foi localizado na oficina e o proprietário cedeu à Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) para prestar esclarecimentos. A tarefa-força tem o objetivo de fiscalizar esses estabelecimentos comerciais e regularizar o comércio de sucatas e peças automotivas usadas.

O presidente do Novo Detran RJ, Vinicius Farah, ressaltou que as ações de fiscalização de ferros-velhos ajudam a coibir a comercialização de produtos automotivos sem procedência.


"Nosso compromisso é intensificar as ações da Operação Desmonte em todo o estado do Rio de Janeiro e, com isso, inibir a ação do mercado ilegal de peças automotivas. A ação conjunta dos órgãos competentes do Estado é fundamental para fechar o cerco às ações criminosas e desmanchar irregulares, garantindo assim mais segurança à população".

O diretor-geral de Atividades de Desmontagens do Novo Detran RJ, Marcelo Gregório, enfatizou que as operações continuarão a ser feitas de forma intensiva.


"Queremos que todos trabalhem de forma regular. Ao abordar o estabelecimento para fiscalização, orientamos aos proprietários que procuram trabalhar dentro da lei", disse.

A força-tarefa coordenada pelo Novo Detran RJ é composta por membros das Polícias Civil e Militar, Secretaria de Estado de Fazenda, Instituto Estadual do Ambiente e Corpo de Bombeiros. Desde o início da ação, em agosto de 2023, 107 ferros-velhos irregulares foram interditados em 47 ações de fiscalização.

A fiscalização em Nova Iguaçu começou no início da manhã. Os agentes receberam informações, repassadas pela Diretoria de Atividades de Desmontagens do Novo Detran RJ e pelo Disque Denúncia, de que os estabelecimentos não possuíam registro no departamento para funcionar. Em uma oficina de lanternagem e pintura, na Estrada do Madureira, em Nova Iguaçu, fiscais e policiais encontraram um automóvel Córdoba, roubado em 2007. O proprietário foi transportado por policiais civis para a delegacia para prestar esclarecimentos e o automóvel também foi encaminhado à unidade policial.

Outros três ferros-velhos foram interditados por não possuírem licença para operar e por risco ambiental, uma vez que lançaram ao solo material poluente. No estabelecimento, que funcionava na Estrada do Grão Pará, em Nova Iguaçu, agentes retornaram sem registro ou notas fiscais de peças de carros importados, como Volvo, Mercedes e BMW. Em outra unidade, na antiga rodovia Rio-São Paulo, peças automotivas sem procedência foram localizadas. Todo o material foi compreendido e encaminhado para empresas de reciclagem cadastradas no Novo Detran RJ.