Por Almeida dos Santos
Preparativos
Conforme esta coluna já revelou, Dudu Reina deverá ter um espaço no Complexo Cultural Mario Marques, situado à Rua Getúlio Vargas. Cuidadosamente, uma sala e um espaço, estão sendo preparados para receber o prefeito futuramente. Marcus Monteiro (secretário de Cultura) vem cuidando pessoalmente de adequar o espaço para que, além de despachar, Dudu Reina possa receber autoridades no local. Portanto, segue aqui uma imagem de como está ficando uma das salas. (Foto: Almeida dos Santos)
Anomalia representativa
Formada em Direito e estudante de Medicina, a vice-prefeita Dra. Roberta vem estruturando a Secretaria da Mulher, pasta que foi criada no fim do governo Rogerio Lisboa, após a eleição de 2024, especificamente para sua ocupação. Se por um lado à criação desta pasta representa um avanço, por outro lado terá que compensar uma deficiência representativa feminina no Poder Legislativo, preservando a autonomia de poderes. Por essa razão, entendo que uma das grandes funções da Secretaria da Mulher, além das atividades executivas, será o papel de ser propositora de políticas para as mulheres direcionadas à Câmara.
Anomalia representativa II
Se a Câmara quer realmente pensar em leis mais abrangentes e referenciais para as mulheres, seria de bom tom uma aproximação com a Secretaria da Mulher. A anomalia representativa que por anos atinge o Legislativo, por ausência de mulheres com mandatos na Câmara, não será corrigida, mas pode ser amenizada se houver a aproximação entre a citada Secretaria e a Câmara. Repetindo para deixar mais claro: a Secretaria da Mulher, usando dos mecanismos legais e preservando a autonomia dos poderes, pode e deve tentar ser uma “voz feminina” nas proposições de políticas públicas para as mulheres na Câmara.
Três décadas
Salvo engano, em 2025, completo 30 anos colaborando nas páginas do Correio da Lavoura. Um orgulho poder participar por três décadas da história deste valente semanário. Ao longo desses anos, convivi com grandes nomes que tive o orgulho de conhecer na redação do CL, entre eles o do redator-chefe Robinson Belém de Azeredo que, nascido em fevereiro de um ano bissexto, estaria comemorando seu 81º aniversário. Salve, Robinson!
Efeito Lisboa
O ex-prefeito Rogerio Lisboa vem mantendo diálogos com as forças políticas da cidade. O que está na mira dele é 2026 e a sua volta à política eletiva. Sabemos que uma candidatura de Rogerio a deputado estadual, conforme se cogita nos bastidores, afeta muita gente e altera a correlação de forças na política. Quem se faz de cego para este fato, subestima a arte da política. E olhando à miúde, já se percebe nos bastidores essa tensão.
Pai e filho
Em certa ocasião escrevi que Comendador Soares e o filho Francisco José Soares Filho foram presidentes da Câmara. Só para lembrar um outro caso de pai e filho que presidiram a Câmara, Joaquim Alves de Freitas, em 1959, e Luiz Carlos de Freitas, em 1971. Só para constar!