Estão abertas as inscrições para 2025 com opções de formação em
Administração, Biomedicina e Ciências Contábeis, entre outras
Imagine poder explorar as veias e artérias de um coração humano em 3D ou fazer um tour virtual pelo interior de uma usina hidrelétrica sem sair da sala de aula. Esses são apenas alguns dos recursos tecnológicos dos novos cursos semipresenciais da Uniabeu, que combinam realidade aumentada, inteligência artificial e laboratórios virtuais para uma experiência de aprendizado de alta imersão. Com início previsto para o primeiro semestre de 2025, a novidade estará disponível nas carreiras de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Educação Física, Farmácia, Nutrição e Recursos Humanos.
Para dar início aos cursos semipresencias, a Uniabeu investiu em um acervo digital robusto com mais de 22 mil conteúdos curriculares, além de 1.200 objetos de aprendizagem em 3D, 790 ambientes em realidade aumentada, e 1.000 laboratórios virtuais. Além disso, os estudantes terão acesso a uma biblioteca com mais de 25 mil obras, complementada pela estrutura física do campus que tem salas modernas e hiperconectadas.
O calendário letivo prevê dois dias por semana de aulas teóricas expositivas no campus de Belford Roxo idênticas a de cursos 100% presenciais, e os horários foram organizados para atender a quem já atua no mercado de trabalho. As aulas acontecem das 18h30 às 21h30 e podem ser síncronas, mas sempre ficam gravadas para serem acessadas pelos alunos a qualquer momento.
Aulas com mestres e doutores. “A tecnologia permite um modelo de ensino superior acessível e flexível, inclusive para aqueles com rotinas de trabalho intensas. A combinação de ensino a distância com encontros presenciais no campus possibilita aos alunos aproveitar toda a infraestrutura da universidade.
Além disso, diferentemente de outras instituições, as aulas presenciais são com os professores da disciplina, profissionais extremamente bem preparados, nunca apenas tutores ou mentores”, afirma Claudia Ruas, coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Uniabeu, mestre em Educação e especialista em EAD desde 1998. Segundo Ruas, esse modelo de ensino é ideal para quem precisa equilibrar estudos e vida profissional sem perder em qualidade.
O modelo de curso semipresencial foi idealizado para atender tanto a alunos de áreas como biomédica ou química quanto das engenharias. “São recursos que enriquecem até as aulas presenciais. Com a realidade aumentada, por exemplo, o aluno pode explorar a Usina de Itaipu em detalhes, vendo a tubulação, a volumetria das águas e a potência dos geradores”, explica a especialista.
“Antes de uma aula no laboratório da universidade, o aluno já terá, através do material disponibilizado, familiaridade com instrumentos como pipetas ou tubos de ensaio e saberá até que tipo de Equipamentos de Proteção Individual deve utilizar, como jaleco, luvas, óculos. Eles chegam para estudar preparados para absorver melhor o conteúdo da disciplina”, diz Ruas.
O corpo docente da Uniabeu é composto em 99% de mestres e doutores. As inscrições já estão abertas e mais informações estão disponíveis no site da Uniabeu.